Se você fez uma solicitação de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda não teve resposta, saiba que não é o único que aguarda na fila do INSS. No mês de dezembro de 2020, por exemplo, havia cerca de 1,7 milhão de requerimentos de benefícios previdenciários aguardando análise.
Destes, no total havia:
- 1,2 milhão de pessoas aguardavam a primeira avaliação
- 477 mil já haviam passado pela análise do instituto e precisavam apresentar documentos
Mesmo com prazo de 45 para análise estabelecido em lei, o tempo para a liberação de benefícios em dezembro foi de 66 dias, em média. O INSS até chegou a cumprir o prazo entre junho e setembro, mas a partir de outubro o prazo foi extrapolado.
O atraso para análise do benefício é ainda maior em alguns estados. No Acre, em novembro, por exemplo, o tempo de espera era de 97 dias, mais que o dobro do estabelecido em lei.
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Como furar a fila do INSS?
Cansado de esperar um benefício que nunca chega? Saiba que você pode “furar a fila” e fazer que o INSS analise seu requerimento mais rapidamente. Para isso, é necessário esperar ao menos os 45 dias, prazo estabelecido em lei para resposta do órgão.
Após isso a solução para furar a fila do INSS é entrar com um mandado de segurança.
O mandado de segurança é uma ferramenta que pode ser utilizada para pressionar que órgãos públicos analisem o seu pedido de benefícios.
Para fazer a solicitação e entrar com um mandado de segurança no caso do INSS, é necessário contratar um advogado. Uma maneira de escolher um bom advogado é procurar por aqueles que sejam especialistas na área.
Por exemplo, uma advogado previdenciário é essencial para pedidos de aposentadoria por exemplo.
Um mandado de segurança não poderá ser feito sem o advogado.
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O que diz o INSS?
O INSS deve ampliar o número de servidores na análise de requerimentos de 30% para 40% do total de servidores a partir de janeiro. “Isso diminuirá sensivelmente o tempo de concessão, o que acarretará na diminuição de pagamento de correção, uma vez que os benefícios serão concedidos dentro do prazo previsto”, informou o instituto, ao G1.
O INSS também afirmou que acompanha o trabalho remoto e realiza gestão do número de análises feitas por cada funcionário. “Esses servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais, portanto, apresentam maior produtividade na análise de requerimentos, o que acarretará em notória queda do estoque de pedidos”,