Saiba como emitir Carnê Leão passo a passo

Como emitir Carnê Leão é algo que os contribuintes precisam fazer todos os anos, é preciso estar atento para ficar em dia com a Receita Federal. No entanto, ainda restam muitas dúvidas sobre a emissão, pagamento e até mesmo sobre quem precisa pagar esse tributo.

Afinal de contas, nosso sistema tributário é bastante complexo, então, nem sempre é fácil entender em qual modalidade cada contribuinte se encaixa. Principalmente para quem começou algum investimento ou trabalho a pouco tempo.

Pensando nisso, hoje trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre o Carnê Leão, além de um passo a passo para emissão e pagamento.

Carnê Leão: o que é?

O carnê leão é um imposto pago por pessoas que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior que não possuem vínculo empregatício. Dessa forma, o contribuinte precisa pagar o boleto até o último dia do mês subsequente à entrada da renda.

Por exemplo, quem recebe aluguel sem intermediário todos os meses, precisa declarar esses rendimentos e pagar o valor devido todos os meses. A saber, a alíquota acompanha a das demais modalidades de IR, vão de 7,5% a 27,5%, dependendo do valor dos rendimentos.

Quais contribuintes precisam pagar Carnê Leão?

De acordo com a legislação brasileira, os profissionais autônomos, liberais e freelancers que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, geralmente precisam pagar o carnê leão. 

Assim, a lista de profissionais que precisam pagar o carnê leão é bem extensa, incluindo médicos, dentistas, advogados, arquitetos, consultores, engenheiros e muitos outros. Além disso, quem faz investimentos no exterior ou recebe aluguel tratado direto com inquilino também pode precisar declarar imposto de renda pelo carnê leão.

Como emitir Carnê Leão?

O processo de emissão do Carnê Leão é bastante simples. Acompanhe as etapas que você deverá seguir.

Etapa 1: acesso ao sistema

Primeiramente, é importante ressaltar que, para emitir o Carnê Leão, é necessário possuir um certificado digital válido. Para conseguir um, você deve contatar uma Autoridade Certificadora autorizada.

Depois, acesse o site www.receita.fazenda.gov.br e selecione “Acesso ao Sistema” e clique em “Carnê Leão 2023”.

Etapa 2: cadastro

Faça o cadastro no sistema, caso seja sua primeira vez. Insira todos os dados que forem pedidos no formulário, como RG, CPF, email, etc. Feito isso, você receberá um email com um link para entrar e gerar senha.

É importante memorizar essa senha, pois você irá utilizá-la toda vez que for acessar.

Etapa 3: declaração de rendimentos e deduções

Esta etapa é muito importante, pois é onde você informará todos os rendimentos recebidos do exterior ou com aluguel de imóveis no período correspondente. Então, preencha com atenção e informe o valor bruto da renda, além do CPF e nome da pessoa de quem você recebeu.

Além disso, é essencial incluir gastos com IPTU ou imobiliária, por exemplo, que são dedutíveis.

Etapa 4: cálculo e emissão do Carnê Leão

Após informar renda e deduções, você só precisa aguardar, pois o sistema calcula automaticamente o valor do tributo ou restituição. No caso de haver valores a pagar, será feita a emissão do boleto. Então, é só imprimir.

Etapa 5: pagamento

Com o Carnê Leão em mãos, você pode fazer o pagamento pelo Internet banking do banco do qual você é cliente. Além disso, o pagamento pode ser feito nas lotéricas e outros postos de atendimento bancário.

Aliás, é importante que você fique atento ao prazo, ou terá que imprimir outra guia.

Agora que você já sabe tudo sobre o Carnê Leão, coloque essas dicas em prática e evite problemas com a Receita!

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