Trabalhadores com carteira assinada que atuam em empresas privadas têm direito a benefícios como seguro-desemprego, abono salarial, FGTS, entre outros. No entanto, para acessá-los é necessário informar o número do PIS, também conhecido como NIS (Número de Identificação Social).
Todavia, muitos não sabem que é possível consultar o saldo PIS e verificar se os depósitos estão sendo realizados de maneira correta pelo CPF. Ficou interessado? É o que vamos explicar adiante.
Veja também: Auxílio Brasil: calendário de pagamentos vai dar uma pausa neste final de semana
Quando precisa ser utilizado?
Em síntese, o número do PIS deve ser utilizado para sacar o abono salarial, por exemplo. Este ano, os pagamentos começaram no dia 8 de fevereiro e se estenderão até 31 de março, conforme o mês de nascimento de cada trabalhador.
Porém, para receber o benefício o cidadão deve ter trabalhado com carteira assinada no ano anterior e ter recebido até dois salários mínimos. Além disso, é necessário ter inscrição no PIS/Pasep há pelos menos cinco anos e estar com os dados informados na RAIS.
Como utilizar o CPF para consultar o PIS?
Como mencionado, o trabalhador pode consultar o PIS pelo número do seu CPF. A operação pode ser realizada pelo site Meu INSS, ferramenta que disponibiliza diversos serviços. Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Clique em “Entrar” (no canto superior direito);
- Selecione “Cadastre-se”;
- Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
- Clique em “Próxima”;
- Anote a senha que o sistema vai criar para você;
- Informe seu CPF e a senha;
- Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
- Acesse o site novamente, agora com a sua senha;
- Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.