Você sabe trabalhar em equipe?
Você já parou para analisar se realmente sabe trabalhar em equipe? Ou será que este é um bom momento para refletir sobre isso e, quem sabe, tomar algumas medidas que melhorem as relações interpessoais no trabalho?
Neste texto, trouxemos algumas considerações que você pode levar em conta na hora de fazer essa autoanálise. Reflita com a gente!
Será que você sabe trabalhar em equipe? Faça uma autoanálise!
Separamos algumas questões que podem lhe ajudar a se perguntar e se entender um pouco mais com relação ao trabalho em equipe. Veja algumas delas e lembre-se: você mesmo pode analisar a sua forma de agir e fazer perguntas para si, visando analisar o que pode ser melhorado quando o assunto é saber trabalhar em equipe.
Vamos às perguntas:
1. Você consegue delegar tarefas?
Você é capaz de delegar/dividir tarefas com os seus colegas? Ou você é do tipo de pessoa que adora fazer o máximo de atividades sozinho? Pense um pouco sobre isso.
Embora existam demandas que nós mesmos devemos fazer (obviamente), ainda assim, em se tratando de trabalho em equipe, teremos que delegar ou dividir algumas atividades no decorrer do dia a dia.
Se você tem dificuldade para fazer essa divisão, a ponto de se sobrecarregar com uma série de tarefas, cuidado! Pode ser que você não esteja sabendo trabalhar em equipe, de fato.
2. Como é a sua comunicação?
Você costuma se comunicar de maneira assertiva com os seus colegas? Ou os ruídos de comunicação sempre aparecem, exigindo retrabalho e até resultando em conflitos?
Quando trabalhamos em equipe, precisamos saber conversar e comunicar o que pensamos. Assim, torna-se viável construir uma relação mais sólida e equilibrada com os demais.
3. Como você lida com opiniões divergentes?
Quando algum colega apresenta alguma opinião divergente, como você costuma agir?
Se você realmente sabe trabalhar em equipe, irá aceitar as opiniões diferentes com respeito, mesmo que apresente o seu contraponto. Porém, se a maioria decidir uma vertente, você saberá seguir eticamente o que foi proposto.
Em contrapartida, quando o trabalho em equipe é um problema, você pode ter dificuldades para aceitar o que o outro traz de diferente. Será que você é assim?
4. Você aceita fazer algumas atividades que não estão 100% do seu jeito?
Em casos de atividades que não estão 100% alinhadas com o que você gosta de fazer, como você reage? Discute com a equipe e tenta moldá-la ao seu gosto? Ou aceita e tenta, na medida do possível, trabalhar de uma forma mais equilibrada? Pense bem sobre isso.
Embora seja difícil lidar com atividades que não estão dentro daquilo que julgamos o mais otimizado, ainda assim devemos respeitar a opinião e o posicionamento da equipe – desde que ele seja ético, claro.
5. Você sente que tem boas relações com os colegas?
Como você enxerga as suas relações com os seus colegas? Você acredita que tem bons relacionamentos, ou não?
Essa reflexão também pode ajudar a entender se você realmente sabe trabalhar em equipe. Afinal, se as relações são ruins, “quebradas” e nada interessantes, talvez o trabalho em conjunto não esteja tão alinhado, concorda? Pense bem sobre isso!