Estabelecer uma boa relação entre rotina de sono e produtividade é garantir mais sucesso em ambas as áreas da sua vida.
Isso porque dormir bem impacta em nossa rotina, assim como a produtividade e os bons resultados podem impactar no nosso descanso. Afinal, quem é que consegue dormir bem com a cabeça cheia de preocupações? Pois é.
Por isso, neste texto nós unimos uma série de informações importante sobre esse tema, com o intuito de ajudar você a ter uma rotina mais positiva. Acompanhe-nos.
Por que a rotina de sono e produtividade se relacionam?
Simplesmente porque nós, seres humanos, somos seres “completos”, e não em partes/fragmentados. Isto é, nós não podemos separar o nosso bem-estar do trabalho. Não podemos separar a vida pessoal da profissional. E tampouco o nosso descanso da nossa produtividade. Simples assim.
Quando dormimos mal, podemos ficar de mau humor; com problemas de concentração; dificuldade de memória e raciocínio; além de ter uma diminuição na capacidade de tomar decisões rápidas.
Isso significa que “perdemos mais tempo” e nos sentimos menos produtivos. Por isso, criar uma boa noite de sono para que a produtividade aconteça é fundamental.
Como estabelecer uma boa relação entre rotina de sono e produtividade?
Mas afinal, como estabelecer uma boa relação entre rotina de sono e produtividade? Veja algumas considerações que poderão ajudar você:
1- Crie uma rotina de sono bem estabelecido – leve em conta a higiene do sono
Sim, pode parecer óbvio, mas não há como ter uma boa relação entre rotina de sono e produtividade se, simplesmente, não existe essa rotina para dormir bem!
Você precisa iniciar mudanças que viabilizem uma noite de sono mais revigorante e que ajude você a descansar verdadeiramente.
Para isso, você deverá implementar técnicas de higiene do sono, a fim de criar um ambiente propício para o descanso. Veja algumas dicas:
- Não use o celular na cama e não tenha eletrônicos no quarto.
- Use uma luz amena para deixar o quarto aconchegante antes de dormir.
- Deixe o quarto em uma temperatura agradável.
- Use roupas de cama sempre limpas e arrumadas.
- Vista-se confortavelmente.
- Alimente-se bem à noite, mas com alimentos leves.
- Não beba muitos líquidos antes de se deitar.
- Evite alimentos termogênicos à noite.
- Não consuma cafeína perto da hora de dormir.
- Tenha um horário para deitar e outro para levantar da cama.
O último ponto é fundamental. É impossível educar o nosso relógio biológico se cada dia você levantar em um horário e ir dormir em outro.
2- Não se sobrecarregue acreditando que isso lhe faz mais produtivo
Enquanto estiver acordado e trabalhando/estudando, jamais se sobrecarregue achando que isso está lhe fazendo mais produtivo, porque na verdade não está.
Você precisa entender os seus limites e jamais negligenciar a sua hora de dormir em prol do trabalho ou dos seus estudos. Afinal, se você fizer isso, não terá a mesma disposição no outro dia e acabará tendo um resultado ruim.
Portanto, nada de excessos! Sempre cumpra a sua rotina de sono e organize a agenda de tarefas para que ela nunca atrapalhe o seu descanso – ao menos, quase nunca.
Assim, você terá uma boa relação entre rotina de sono e produtividade. 🙂