RJ: Prefeitura adia retorno às aulas de alunos acima de 8 anos

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o adiamento da volta às aulas presenciais para crianças com mais de oito anos de idade. Ou seja, refere-se à rede de educação municipal que contempla o 3º, 4º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 6º ano Carioca.

O retorno das atividades na escola para todas essas séries estava prevista esta quarta-feira (17). Entretanto, ocorreu o adiamento por pelo menos duas semanas.

Por enquanto, então, as aulas presenciais na cidade do Rio de Janeiro permanecem autorizadas somente para a pré-escola, assim como para 1º e 2º anos do ensino fundamental. Isto é, para aqueles estudantes que têm idade entre 4 e 8 anos.

Ao todo, 271 escolas que oferecem atendimento para esses segmentos estão abertas. Amanhã serão abertas mais 149 escolas, para essas séries.

A aula presencial é opcional. Os alunos que optarem por não ir à escola e aqueles cujas aulas presenciais ainda não foram retomadas podem conferir os conteúdos pelo aplicativo Rioeduca em casa e pelo Rioeduca na TV, que vai ao ar pela TV Escola (canal aberto 2.3), NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7), ou pelo YouTube.

Não deixe de ler também – Rio de Janeiro tem cartilha de cuidados para a volta às aulas presenciais na pandemia

Universidade do Rio de Janeiro lança edital

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) liberou o edital com as normas, rotinas e procedimentos do Vestibular Estadual 2021. Desse modo, os estudantes interessados já podem consultar o documento por meio do site da UERJ. De acordo com o edital, nesta edição do processo seletivo, a aplicação das provas será feita em apenas um dia e está prevista para 2 de maio.

Os candidatos terão o período de 23 de março até 8 de abril para escolher o curso de graduação. Além disso, no mesmo período, é preciso escolher se deseja participar da seleção por meio das cotas e enviar a documentação. O candidato que não fizer a opção pelo sistema de cotas no prazo indicado perderá o direito de concorrer pelo sistema de cotas. Ainda conforme o edital, a UERJ irá liberar o cartão de confirmação de inscrição a partir de 13 de abril.

Provas e vagas do Vestibular Estadual 2021

A prova contém 60 questões de múltipla escolha, valendo 1,5 (um vírgula cinco) pontos cada, e uma prova de Redação, valendo 10 pontos. O edital estabelece ainda duas leituras obrigatórias: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, e “1984”, escrito por George Orwell.

A oferta da UERJ para o Vestibular Estadual 2021 é de 5.731 vagas. Do total de vagas, 25% são reservadas para a seleção de alunos de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, a reserva contemplará estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e estudantes autodeclarados negros e indígenas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.