Revolução Cubana: tema pode ser cobrado nos vestibulares

Um resumo completo sobre esse tema

Revolução Cubana: resumo de história completo para você

A Revolução Cubana foi um importante acontecimento que ocorreu em Cuba durante a Guerra Fria.

O assunto é cobrado com frequência por questões de história, principalmente nas provas de segunda fase dos vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Revolução Cubana. Confira!

Revolução Cubana: introdução

A Revolução Cubana foi consolidada no ano de 1959 e foi responsável por destituir o ditador Fulgêncio Batista e por implantar a ideologia socialista em Cuba, a vinculando à União Soviética.

Revolução Cubana: contexto histórico

A ilha de Cuba conseguiu a sua independência no ano de 1898, como um processo decorrente de um embate entre Estados Unidos e Espanha. Com a derrota espanhola, os Estados Unidos passaram a exercer uma grande influência sobre Cuba.

Para consolidar essa influência, o governo americano aprovou a Emenda Platt, documento que afirmava que os Estados Unidos poderiam intervir em Cuba sempre que quisessem para garantir a estabilidade do país.

Dessa forma, os Estados Unidos tinham grande poder sobre a economia cubana: cerca de 35% da fabricação de açúcar, principal produto de exportação, era controlados por capitais americanos.

Revolução Cubana: causas

O Presidente de Cuba em 1952 era Fulgêncio Batista, que havia assumido o controle da ilha por meio de um golpe de Estado apoiado pelos americanos. Assim, Batista instaurou um regime violento e muito corrupto, que logo desencadeou o surgimento de uma forte oposição.

Com isso, em 1953, Fidel Castro uniu diversos grupos para se oporem à influência americana e à ditadura.

Revolução Cubana: consequências

Uma das principais consequências da Revolução Cubana foi o rompimento de relações diplomáticas com os Estados Unidos, que aconteceu em 1961. A partir desse momento, Cuba passou a viver isolada e a depender exclusivamente da União Soviética para comércio internacional e auxílios variados.

Além disso, podemos dizer que uma das primeiras medidas do governo revolucionário foi expropriar bens de cidadãos americanos e cubanos que deixaram a ilha por causa de Revolução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.