Reta final do Enem: 8 dicas para melhorar seus estudos

O momento é de calma e perseverança na busca por ótimos resultados

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro. A princípio, com pouco tempo para estudar, surge uma dúvida: como assimilar todo o conteúdo da prova, de forma a conquistar uma vaga na universidade, se destacando dos demais concorrentes?

Com a data da prova chegando, o estudante precisa aproveitar seu tempo da melhor forma. Ademais, é preciso organizar seu calendário de estudos não apenas para aprender outros conteúdos, mas também para revisar o que já foi estudado.É um período onde há muita ansiedade e medo relacionados ao futuro.

O cronograma de estudos para este período deve privilegiar os assuntos tratados anteriormente, de forma que o estudante possa reforçar seu aprendizado. Todavia, com pouco tempo para estudar, é preciso estabelecer prioridades. Vale ressaltar que rever as matérias com mais dificuldade pode ser uma ótima estratégia.

Aliás, neste momento é comum se sentir despreparado, preocupado com a prova. Mas é importante que se pense positivamente e que se encontre uma luz no fim do túnel, de modo a ficar calmo, e confiante de que poderá se sair bem na avaliação. Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas para a reta final dos estudos para o Enem 2022:

1 – Reveja seu cronograma de estudos

Se você organizou seu cronograma de estudos desde o início, é hora de revê-lo. Ele pode até te ajudar a conquistar seus objetivos, mas como falta pouco tempo para a prova, é hora de otimizar seu tempo. Analogamente, a assimilação de conteúdo foi importante para a sua rotina, no entanto, neste momento, é importante fazer uma revisão de tudo o que foi estudado. 

2 – Faça uma lista do que precisa ser revisado

É preciso aproveitar este tempo da melhor forma. Na reta final é importante que você faça uma lista dos conteúdos que merecem uma revisão mais detalhada. Em síntese, é uma maneira eficaz de organizar seu tempo, mostrando o que ainda precisa ser feito. Pode-se utilizar aplicativos para smartphones nesta tarefa.

3 – Faça simulados e questões das provas

Os simulados podem ajudar bastante os estudantes na reta final para o Enem. Através da resolução de exercícios você assimila melhor os conteúdos. Desse modo, pode-se fazer as provas anteriores do exame, o que permite conhecer como as matérias são desenvolvidas e conhecer melhor a sua aplicação.

4 – Pratique a redação

A redação é uma parte importante da prova do Enem. Normalmente ela se constitui de três partes: tese na introdução, dois argumentos no desenvolvimento e conclusão. Dessa maneira, é necessário praticar bastante para que se consiga um bom resultado no dia da prova. Duas redações por semana são suficientes.

5 – Procure descansar antes da prova

A saúde mental é importante para que o estudante se saia bem. Depois de uma rotina desgastante durante todo o ano, é hora de se acalmar, ir mais devagar. Todavia, é importante dormir oito horas por dia, praticar exercícios físicos e se alimentar direito. O momento também pede que se saia um pouco, se divirta, que se tenha momentos de lazer.

6 – Reforce seu conhecimento com vídeoaulas

Na reta final do Enem pode-se revisar o conhecimento adquirido no ano todo através de vídeo aulas. Existem aplicativos e sites na internet que auxiliam o estudante de diversas maneiras. São milhares de conteúdos disponíveis para que se reforce seus conhecimentos, preparando-o melhor para a prova.

7 – Concentre-se no presente

Se a matéria atrasou não adianta se desesperar. Foque no presente, reveja o que for necessário, mas não fique preso a apenas um conteúdo. Lembre-se que na prova do Enem as matérias são diversas, sendo necessário uma assimilação dos assuntos tratados como um todo.

8 – Observe as atualidades 

A prova do Enem tem como uma de suas características, o fato de ser interpretativa e atualizada. Os assuntos do cotidiano e notícias recentes costumam cair muito na avaliação. Algumas questões que merecem destaque são o Auxílio Brasil, Covid-19, Guerra da Rússia e Ucrânia, entre outros.

Dia da prova

Depois de terminar seus estudos é hora de fazer a prova. Não se esqueça de levar um documento de identificação com foto, uma caneta preta transparente, seu número de inscrição e senha, água e um lanche leve, número da sala onde irá fazer a prova e uma máscara. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.