Resumo ENEM: a Arte Indígena Brasileira

Confira!

A Arte Indígena Brasileira: tudo o que você precisa saber

O termo “arte indígena brasileira” se refere às mais variadas formas de produção artística realizadas pelos indígenas no Brasil.

O tema é constantemente alvo de questões de prova no ENEM e nos vestibulares. Dessa maneira, é fundamental que você domine o assunto.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a arte indígena brasileira. Vamos conferir!

A Arte Indígena Brasileira: introdução

Os indígenas, divididos em diversas tribos, são considerados os primeiros habitantes do território brasileiro. Desde os primórdios, os índios produzem as mais variadas expressões artísticas, que possuem grande importância para a história e a cultura do país.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 300 diferentes tipos de grupos indígenas. Porém, é importante ressaltar que, apesar da grande contribuição histórica e artística, a maioria sofre com condições precárias de vida e com o descaso dos poderes públicos brasileiros.

A Arte Indígena Brasileira: a produção

A arte indígena brasileira é caracterizada pela produção de uma grande quantidade de tipos de itens diferentes. Dentre os principais, podemos destacar as máscaras, os cocares e as cestas.

Cada um desses tipos de produção artística possuía e ainda possui um objetivo específico. As máscaras, por exemplo, eram produzidas para serem utilizadas em rituais e em festas. Ainda, essas poderiam ser feitas em diversos tamanhos e a partir dos mais variados materiais.

Os cocares, por sua vez, são realizados com plumas e com outros materiais. A principal função desse item é dividir os grupos que formam a sociedade dentro de cada tribo. 

A Arte Indígena Brasileira: pintura

Ainda, além dos tipos de produção supracitados, a pintura também faz parte da denominada arte indígena brasileira.  A pintura corporal dos índios é uma das artes mais presente no cotidiano desse povo e pode possuir a função de indicar o grupo social de uma tribo que um indivíduo pertence.

Devemos destacar que não existe somente um tipo de pintura: ele pode variar de acordo com a idade, com o gênero e com a função da mesma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.