Resumo de português: o que é uma crônica?

Confira!

Crônica: definição e principais características

Você sabia que muitos vestibulares não pedem que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo na redação, mas sim outro gênero textual?

Isso mesmo. É o caso, por exemplo, do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e também do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Dentre os gêneros textuais, podemos mencionar a crônica. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre esse gênero. Vamos conferir!

O que é uma crônica?

A crônica é um tipo de gênero textual conhecido por ser curto e escrito em prosa. Normalmente, elas são escritas para publicação nos mais variados meios de comunicação, como jornais e revistas.

Os temas da crônica são aqueles do cotidiano, descritos com uma linguagem simples. O enredo apresentado normalmente acontece em um espaço reduzido e faz parte de uma narrativa curta, com poucos personagens.

No Brasil, alguns autores se destacaram como cronistas ao longo da história, como: Machado de Assis, Rubem Braga, Luís Fernando Veríssimo e Caio Fernando Abreu.

Quais são os tipos de crônica?

Existem diversos tipos de crônicas. Vamos conhecer os principais a seguir.

Crônica humorística

A crônica humorística usa o humor e a ironia como ferramentas para propor reflexões ao leitor ou para criticar algum aspecto da sociedade ou da política.

Crônica jornalística

A crônica jornalística é o tipo mais comum de crônica. Ela é produzida para publicação nos meios de comunicação, como os jornais. É válido destacar que esse é o tipo mais cobrado pelos vestibulares.

Apesar de não possuir uma estrutura rígida, a crônica jornalística deve possuir um enredo curto e utilizar uma linguagem simples, mesmo sendo formal.

Crônica histórica

Na crônica histórica relatam-se acontecimentos de um passado distante ou próximo, com personagens bem definidos. O tempo e o espaço da narrativa são também delimitados e esse tipo de crônica pode se aproximar muito do texto narrativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.