Resumo de história: o despotismo esclarecido
Confira um resumo completo sobre esse tema!
Despotismo esclarecido: resumo para ENEM e vestibulares
O termo “despotismo esclarecido” é usado para definir uma forma de governo típica do continente europeu durante o século XVIII.
O tema pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o despotismo esclarecido. Confira!
O que foi o despotismo esclarecido?
O despotismo esclarecido foi uma forma de governo absolutista inspirada nos ideais iluministas que foi adotada por algumas monarquias da Europa, principalmente durante a segunda metade do século XVIII.
Contexto histórico do despotismo esclarecido
A expressão “despotismo esclarecido” foi mencionada pela primeira vez no século XIX para definir os governantes que, no século XVIII, adotaram princípios iluministas em suas políticas, ao mesmo tempo em que seguem diretrizes absolutistas.
Assim, mesmo com a adoção dos princípios iluministas, essas monarquias não limitaram o poder real e também não optaram por aumentar os direitos políticos da população. O despotismo esclarecido, dessa forma, pode ser situado entre representa uma ruptura com o Antigo Regime, mas também a continuidade com algumas características absolutistas.
Principais aspectos do despotismo esclarecido
Os ideais iluministas adotados não prejudicaram a ideia de que a monarquia era baseada no princípio do direito divino.
De maneira geral, podemos afirmar que os monarcas, através do despotismo esclarecido, transformaram a situação econômica de suas nações, o que acabava por reforçar a autoridade real e a reputação da monarquia em questão.
Principais governantes
O despotismo esclarecido foi muito comum em países que possuíam uma fraca burguesia, como a Rússia, França, Áustria, Prússia, Portugal e Espanha. Dentre os principais déspotas esclarecidos do continente europeu, podemos mencionar:
- Frederico II, da Prússia.
- Catarina II, da Rússia.
- Marquês de Pombal, nobre e político de Portugal.