O termo “fauvismo” é usado para denominar um movimento artístico que aconteceu entre os anos de 1905 e 1907, no início do século XX.
O assunto é abordado com frequência por questões de história da arte, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o fauvismo. Vamos conferir!
O Fauvismo foi um movimento artístico das Vanguardas Europeias. Essa corrente surgiu no ano de 1905, na França, e a principal característica das obras é o uso da cor pura e forte com o objetivo de criar volume, relevo e perspectiva.
A primeira aparição pública dos fauvistas aconteceu no Salão do Outono, evento que ocorreu na cidade francesa de Paris, em 1905. Posteriormente, em 1906, uma nova exposição foi organizada e o grupo recebeu o nome de les fauves, que significa “as feras”, devido às fortes cores sólidas que faziam parte das obras do movimento.
Esse movimento artístico buscava retratar temas alegres e leves, evitando temas de crítica social e profundos.
As obras dos artistas fauvistas eram produzidas a partir do uso de cores fortes e vibrantes, como o verde, o amarelo, o vermelho e o azul. As tonalidades de cores eram utilizadas de forma arbitrária e sem nenhuma preocupação em criar uma correspondência com o real.
Dentre as principais características do fauvismo, podemos mencionar:
Diversos foram os nomes que fizeram parte desse movimento. Mas, dentre os principais artistas do fauvismo, podemos citar Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck.