Resumo de História: a Era Vitoriana

Um resumo completo sobre o assunto

Era Vitoriana: principais características desse período histórico

O termo “Era Vitoriana” é usado para denominar o período em que a rainha Vitória esteve no trono da Inglaterra, de 1837 até 1901.

Os principais aspectos do período podem ser cobrados em questões de história de diversas provas do país, mas principalmente nos vestibulares.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Era Vitoriana. Vamos conferir!

O que foi a Era Vitoriana?

A “Era Vitoriana” foi um período da história do Reino Unido que começou no ano de 1837 e terminou no ano de 1901, sendo marcada pelo reinado da Rainha Vitória no Reino Unido. Além disso, essa época foi marcada também por grandes transformações econômicas, políticas e culturais.

Conhecido também como Período Vitoriano, essa época foi extremamente importante para a história do Reino Unido, principalmente devido à consolidação da supremacia inglesa nos mares. Igualmente, o período foi marcado pela conquista de colônias em diversos continentes, pelo aumento de indústrias na Inglaterra e pelo estímulo às artes.

Principais aspectos da Era Vitoriana

Durante o período da Era Vitoriana, a monarquia inglesa foi a principal responsável por criar a imagem de um “país modelo” para a época. Também devemos mencionar que foi nessa época que o Reino Unido expandiu suas colônias, conquistando territórios na África, da Ásia e no Oriente Médio.

Essas conquistas foram fundamentais para a consolidação da Inglaterra como a nação mais poderosa do mundo na época. Vale ressaltar que é durante o governo da Rainha Vitória que irá acontecer a Conferência de Berlim, responsável pelo início do Neocolonialismo.

Além dos aspectos que já foram mencionados, a Era Vitoriana foi também marcada por características muito relevantes, como:

  • Consolidação do Imperialismo inglês
  • Revolução nos transportes públicos
  • Eclosão da Segunda Revolução Industrial
  • Invenção da fotografia
  • Invenção da eletricidade
  • Incentivo às artes
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.