Resumo de geografia: a Comunidade Andina de Nações - Notícias Concursos

Resumo de geografia: a Comunidade Andina de Nações

Um resumo completo

Comunidade Andina de Nações: um resumo completo sobre esse tema importante

O termo “Comunidade Andina de Nações” é usado para definir um bloco econômico do qual fazem parte os países da América Andina.

O assunto é cobrado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Comunidade Andina de Nações. Vamos conferir!

O que é a Comunidade Andina de Nações?

A Comunidade Andina das Nações é um bloco econômico que foi criado em 1969 e também é conhecido por meio da sigla “CAN”. Esse grupo foi criado por meio do Acordo de Cartagena e possui a sua sede na cidade peruana de Lima.

Membros da Comunidade Andina de Nações

Você também pode gostar:

A Comunidade Andinas das Nações é formada por Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. Ainda, o bloco conta também com os “países associados”: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile.

Além disso, também fazem parte da Comunidade Andina de Nações os “países observadores”, que podem apenas participar das reuniões do bloco, mas não votam e nem decidem. Eles são o México e o Panamá.

A Venezuela se tornou membro da Comunidade Andina das Nações no ano de 1973, mas saiu em 2006, durante o governo de Hugo Chávez.

Principais aspectos da Comunidade Andina de Nações

Os membros da Comunidade Andina de Nações fazem parte da América Andina, parte do continente americano em que a Cordilheira dos Andes está presente.

O bloco econômico foi criado com para promover o desenvolvimento econômico, político, social e cultural dos países membros. Ao todo, existem cerca de 120 milhões de habitantes no bloco, com um PIB de 400 bilhões de dólares.

A Comunidade Andina de Nações também é caracterizada pela presença de uma zona de livre-comércio entre os países membros. Essa zona é responsável por facilitar a comercialização de produtos através da redução ou da exclusão de taxas alfandegárias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?