Resultado do XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 está disponível

O resultado do XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 já está disponível. Desse modo, os candidatos já podem conferir a lista de classificados por meio do site da Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

As datas das matrículas variam de acordo com a universidade. Ao todo, oito instituições de ensino superior (IES) ofertaram vagas no processo seletivo.

Desse modo, os aprovados deverão acompanhar as orientações das intuições para as quais foram aprovadas para conferir os dias e locais para a efetivação de suas matrículas. Há a possibilidade de novas chamadas complementares, caso haja vagas remanescentes após as matrículas da primeira chamada.

Vagas

Além da Unespar, ofertaram vagas as seguintes IES: UENP (Universidade Estadual do Norte no Paraná); UEM (Universidade Estadual de Maringá); Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); UEL (Universidade Estadual de Londrina); UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Cada universidade estadual ofertou seis vagas para ingresso em seus cursos de graduação, enquanto a UFPR está ofertando 10 vagas. 

Como foi Vestibular dos Povos Indígenas

As provas do processo seletivo aconteceram nos dias 12 e 13 de junho, em dois turnos. De acordo com o edital, além da Prova Oral de Língua Portuguesa,  os candidatos fizeram uma prova de redação e uma prova de conhecimentos gerais.

A prova de conhecimentos gerais contou com 40 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (interpretação textual); Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang); Biologia, Física, Química, História, Geografia e Matemática.

Ainda de acordo com o edital, os locais de prova foram em lugares próximos às comunidades indígenas do Paraná. No entanto, os candidatos que não residem no estado fizeram as provas em Curitiba. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB abre o período de inscrição para o Vestibular Indígena 2022; saiba mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.