RESGATE do lucro do FGTS: veja quando é possível
Embora a quantia já esteja creditada nas contas do fundo dos cidadãos contemplados, o lucro e até mesmo os outros saldos só podem ser sacados em situações específicas.
O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) obtido em 2020 foi concedido aos trabalhadores que tinham saldo disponível até o 31 de dezembro de 2020. A distribuição ocorreu no mês de agosto.
Veja também: FGTS 2021: LIBERADO os saldos das contas inativas
Embora a quantia já esteja creditada nas contas do fundo dos cidadãos contemplados, o lucro e até mesmo os outros saldos só podem ser sacados em situações específicas. Confira a seguir quando é possível ter acesso ao benefício:
- Estar três anos ininterruptos sem trabalhar com carteira assinada ou ter sido afastado do trabalho até 13/07/1990;
- Ser trabalhador avulso suspenso por 90 dias ou superior;
- Empregador individual tiver falecido, ou empregador doméstico ou decretação de nulidade do contrato de trabalho;
- Fechamento de estabelecimentos, filiais ou agências;
- Compra da casa própria;
- Liquidação ou amortizar de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento;
- Trabalhador com necessidade urgente e grave, decorrente de um desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador;
- Trabalhador com contrato rescindido por extinção total da empresa;
- Trabalhador com encerramento do contrato por prazo determinado;
- Contrato rescindido devido à culpa recíproca ou força maior;
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Trabalhador com idade igual ou superior a 70 anos;
- Falecimento do trabalhador, saldo pode ser sacado por familiares;
- Doenças graves, sejam do trabalhador ou do dependente (neoplasia maligna, quando portador do vírus HIV, com câncer ou em estágio terminal).
Como consultar o lucro?
O trabalhador pode optar por umas das modalidades de consultas para verificar quanto foi liberado do lucro. Uma delas é por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para aparelhos com o sistema operacional iOS e Android.
Outra opção é o internet banking, que só pode ser acessado por quem já é cliente da Caixa Econômica Federal. Da mesma forma, é a opção do aplicativo Caixa, disponível para os correntistas da instituição.
Além desses meios, o sujeito ainda pode realizar a consulta via SMS. Entretanto, vale ressaltar que para ter acesso a essa funcionalidade é preciso efetuar a inscrição no site da Caixa Econômica.
Por fim, o trabalhador pode entrar em contato com o número 0800 726 010 para saber o lucro do FGTS.
Saque-aniversário do FGTS
A modalidade do saque-aniversário é a única exceção as condições listadas anteriormente. Ela permite que o trabalhador retire parte do seu saldo disponível no FGTS todos os anos, a partir do mês de seu aniversário.
Porém, vale ressaltar que quem opta pela forma de pagamento perde o direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. Para aderi-la, basta acessar o aplicativo ou site do FGTS. Além disso, é possível solicitar pelas agências da Caixa ou Internet Banking da instituição.