Redação: opções de repertórios para enriquecer o seu texto
A redação é um dos elementos mais importantes para a composição da nota final de diversas provas, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, se você deseja obter um alto desempenho em qualquer um desses exames, você deve estar preparado para escrever uma boa redação.
Uma boa redação em um vestibular ou ENEM é aquela em que o autor é capaz de sustentar os seus argumentos com argumentos sólidos baseados em citações de autoridades: os repertórios.
Assim, podemos dizer que para construir um texto de qualidade é essencial ter bons repertórios em mente. Para te ajudar, artigo de hoje separou algumas opções de livros que podem ser usados como repertório. Confira!!
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Vidas Secas é um romance escrito pelo renomado escritor brasileiro Graciliano Ramos. Essa obra retrata a jornada de uma família que tenta fugir da seca do Nordeste para conseguir melhores condições de vida.
A Revolução dos Bichos – George Orwell
A Revolução dos Bichos é um livro muito conhecido e que foi escrito por George Orwell, autor da obra 1984.
O livro foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial para criticar e satirizar os regimes que afirmam agir em nome do bem comum e da igualdade, mas que, na verdade, não o fazem.
O livro A Revolução dos Bichos pode ser usado como repertório em temas que abordem o totalitarismo, a desigualdade, a luta pelo poder e a luta de classes.
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
A obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, escrita por Joaquim Maria Machado de Assis, é um dos livros mais famosos e aclamados da literatura brasileira.
Brás Cubas narra a sua história de maneira póstuma, ou seja, após sua morte e, portanto, a narrativa é desenvolvida na primeira pessoa. O livro pode ser usado com temas que abordem diversos aspectos da condição humana e da sociedade.