É importante que os investidores e trabalhadores que vão realizar a declaração do Imposto de Renda saibam quais são os rendimentos isentos e tributáveis. Entre alguns exemplos mais comuns e conhecidos dos brasileiros, estão os investimentos em LCI e LCA.
Assim é muito importante saber quais são os rendimentos isentos e não tributáveis, além de compreender quando e como deve ser feita a declaração. E como o próprio nome já diz, os rendimentos isentos e tributáveis são aqueles que não entram na conta de pagamento do Imposto de Renda, mas mesmo assim eles precisam ser informados.
Veja as regras em 2022 para a Declaração do Imposto de Renda
Em 2022, estão obrigados a realizar a Declaração do Imposto de Renda todos aqueles contribuintes que tiveram rendimentos maiores a R$ 28.559,70. Existem vários rendimentos que são isentos, mas mesmo assim o contribuinte é tributado na fonte ao longo do ano.
E mesmo com essa necessidade de informar todos os seus ganhos ao longo do ano e posse em patrimônio para a Receita Federal, é importante antes de tudo saber quais são os documentos que precisam constar em sua declaração. Em caso de faltas, a Receita Federal poderá solicitar uma retificação da sua declaração do Imposto de Renda.
Entre os principais rendimentos isentos e tributáveis, é preciso considerar as bolsas de estudo e pesquisa, que são caracterizadas como uma doação, indenizações trabalhistas que tenham sido recebidas como o FGTS, rendimentos da caderneta de poupança, lucros e dividendos que tenham sido recebidos de empresas da Bolsa de Valores.
Quem está de fato obrigado a declarar neste ano?
Mesmo que você tenha recebido rendimentos isentos de tributação, não terá jeito e estas informações vão precisar ser declaradas no seu Reajuste Anual de Imposto sobre a renda da Pessoa Física. Todos os que são obrigados a declarar impostos, são obrigados a automaticamente declarar um rendimento isento e não tributável.
Para as pessoas que receberam ao longo do último ano rendimentos isentos, não tributáveis ou que foram tributados exclusivamente na fonte, aqueles rendimentos com mais de R$ 40 mil precisam ser declarados para a Receita Federal.
Quais são os investimentos considerados isentos do Imposto de Renda?
É importante que todos os investidores apliquem os seus recursos tanto na renda fixa como também realizem uma diversificação na renda variável, como ao investir na Bolsa de Valores. Algum tipo de investimento pode ser mais vantajoso para cada indivíduo, sobretudo ao momento que se compra investimentos que são isentos de impostos.
Ainda assim, apenas o ponto de que um investimento é isento não garante que ele será mais ou menos vantajoso, sendo que o principal ponto a se observar é a sua lucratividade ao longo do tempo.
Isso significa que se um CDB não for isento ao Imposto de Renda, ao contrário do que acontece com a poupança, isso não significa que ele seja um mau investimento. Isso se dá pelo fato de que os CDBs pagam mais do que a poupança, que geralmente perde para a inflação.