Regra dos 5 segundos: Conheça a técnica que motiva você a estudar

Uma simples ação pode mudar a sua rotina de estudos para concursos ou para o ENEM

Sabia que há uma técnica específica para você parar de procrastinar e se motivar a estudar todos os dias? Ela foi criada pela escritora americana Mel Robbins e está exposta em seu livro O Poder dos 5 segundos.

Em sua palestra no TEDx, em 2019, Robbins explicou as mudanças que ocorreram em sua vida após se ver em um momento de caos. Estava desempregada e cheia de outros problemas. A partir disso, pensou em uma maneira de “enganar seu cérebro” agindo mais rápido do que ele.

Para isso, decidiu se levantar da cama todos os dias após contar em voz alta: 5, 4, 3, 2, 1. Sem nem pensar em colocar na função “Soneca” do celular.

Isso fez com que ela tomasse coragem para realizar até mesmo as tarefas mais complicadas do dia a dia, coisas que muitas vezes a mente enxerga como difícil demais para fazer e nos impulsiona a deixar para depois. Ou seja, parou de procrastinar.

Como uma regra simples pode te ajudar nos estudos

Bom, você conheceu basicamente a história de Mel Robbins, que inclusive tem feito o maior sucesso entre empreendedores e pessoas da área acadêmica.

Não há nada de tão mirabolante na técnica desenvolvida por ela, é fato. Todavia, ela toca em pontos que geralmente atrapalha a vida de estudantes: baixa produtividade, preguiça, procrastinação e falta de foco.

Todos esses quesitos podem estar na vida de quem estuda para vestibulares, para o ENEM ou para concursos em certa medida.

Se você passa por alguma dessas dificuldades, pode ganhar muito apostando na Regra dos 5 segundos, mesmo que em um primeiro momento ela pareça “boba” ou “simplória” demais.

Dica para tirar o máximo da regra dos 5 segundos

Para que você consiga usufruir de verdade da regra criada por Mel Robbins há uma sugestão igualmente simples.

Afinal, não basta adquirir coragem se você não sabe como irá agir nas demais horas do dia. A regrinha é:

Organize seu cronograma de estudos

Crie uma rotina diária para estudar, seja para o ENEM ou para concursos, com horário para começar e para terminar, sabendo também quais são as mais matérias mais importantes.

Caso você sinta que está perdendo o foco, conte até 5 e tente recomeçar. Vá fazendo isso ao longo dos dias até que se torne um hábito voltar a estudar rapidamente nos momentos de dispersão.

Mesmo que more em uma casa pequena e não tenha um canto próprio para estudar, procure manter o ambiente limpo, somente com seus materiais de estudos, sem objetos que possam distrair.

E então, gostou de conhecer a regra dos 5 segundos?

Aproveite as dicas para melhorar sua produtividade e atingir suas metas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.