Regimes Totalitários na Europa: saiba as principais características!

Regimes Totalitários na Europa: aquilo que vai cair na sua prova!

Questões sobre os regimes totalitários europeus são muito frequentes nas principais provas do país. Tanto no ENEM como nos vestibulares, o assunto aparece em questões de história, geografia e atualidades.

Além disso, os regimes totalitários podem aparecer também relacionados a outros eventos da história geral e da história do Brasil.

Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características desses regimes para garantir um alto desempenho em qualquer prova que você decida fazer.

Regimes Totalitários na Europa: Introdução

Regimes Totalitários são aqueles que se baseiam em um Estado centralizador, autoritário e antidemocrático. Eles surgem após a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), na Europa, e são marcados pela tentativa de solucionar a crise do capitalismo e do liberalismo.

Regimes Totalitários na Europa: Características

De maneira geral, o totalitarismo é uma resposta dos conservadores para a democracia e liberalismo político. A ideia é que governos fortes são mais eficientes, enquanto a pluralidade política, realizada através dos partidos, permeiam a discórdia e não solucionam crises.

A maioria dos regimes totalitários são expressos por políticos de direita. Porém, na União Soviética, Josef Stálin utilizou um regime totalitário para a implementação do socialismo no país.

As principais características do regime são:

  • Centralização do governo
  • Nacionalismo extremo
  • Militarismo
  • Culto ao líder
  • Existência de um partido único
  • Antiliberalismo
  • Expansionismo
  • Uso da violência
  • Controle dos meios de comunicação

O Totalitarismo na Europa

Como já mencionado, um dos principais modelos de regime totalitário foi aquele comandado por Stalin, na União Soviética. Com a morte de Lenin, Josef Stalin assumiu o poder e o concentrou em suas mãos. Um dos primeiros passos do ditador foi a eliminação física de seus adversários.

Dessa forma, ele chegou ao poder sendo a figura mais importante de toda a URSS. O regime ocorreu de 1927 a 1953. Enquanto político de esquerda, Stálin colocou o país sobre o totalitarismo social, transformando a União Soviética em uma potência industrial em 10 anos. No entanto, o sucesso econômico teve como base a coletivização de terras e o uso de trabalhos forçados por presos políticos.

Já na Itália, Benito Mussolini assumiu o poder em 1919, fundando o Partido Nacional Fascista (PNF). Com diretrizes anticomunista e antidemocrática, o regime foi o primeiro regime totalitário de direita e durou até 1945.

Porém, um dos regimes totalitários da Europa que ganhou mais destaque foi o Nazismo, comandado por Adolf Hitler.

A Alemanha viveu entre 1933 e 1945 um período com a disseminação de ideias antissemitas e da ideia da superioridade da raça ariana. O regime nazista perseguiu e exterminou judeus, deficientes, comunistas, religiosos, ciganos e homossexuais. Igualmente, o Nazismo culminou na eclosão Segunda Guerra Mundial, a partir do momento que Hitler decide adotar uma política expansionista.

Existiram ainda mais uma série regimes com inspirações totalitárias. Entre eles, podemos citar o Salazarismo em Portugal e o Franquismo na Espanha.

Nos dias de hoje, um exemplo de regime totalitarista é aquele da Coreia do Norte.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.