Regimes Totalitários: o tema vai cair na sua prova
Questões de história sobre os regimes totalitários são muito frequentes nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, é muito importante que você domine as principais características desses regimes para garantir um alto desempenho em qualquer prova que você decida fazer. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber. Vamos conferir!
Regimes Totalitários: definição
O termo “regimes totalitários” é usado para definir os regimes baseados em um Estado centralizador, autoritário e antidemocrático. Na Europa, eles surgiram depois do fim da Primeira Guerra Mundial como uma tentativa de solucionar a crise instaurada pelo conflito.
Regimes Totalitários: principais características
As principais características dos regimes totalitários são:
- Centralização do governo
- Nacionalismo extremo
- Militarismo
- Culto ao líder
- Uso da violência
- Controle dos meios de comunicação
Regimes Totalitários: na Europa
Um dos principais modelos de regime totalitário foi aquele comandado por Josef Stalin, na União Soviética. Ele chegou ao poder sendo a figura mais importante de toda a URSS. O regime ocorreu de 1927 a 1953. Enquanto político de esquerda, Stálin colocou o país sobre o totalitarismo social, transformando a União Soviética em uma potência industrial em 10 anos. No entanto, o sucesso econômico teve como base a coletivização de terras e o uso de trabalhos forçados por presos políticos.
Já na Itália, Benito Mussolini assumiu o poder em 1919, fundando o Partido Nacional Fascista. Com diretrizes anticomunista e antidemocrática, o regime foi o primeiro regime totalitário de direita e durou até 1945.
Contudo, um dos regimes totalitários da Europa que ganhou mais destaque foi o Nazismo, comandado por Adolf Hitler. A Alemanha viveu entre 1933 e 1945 um período com a disseminação de ideias antissemitas e da ideia da superioridade da raça ariana. O regime nazista perseguiu e exterminou judeus, comunistas, religiosos, ciganos e homossexuais.