Reforma Tributária: Haddad admite que imposto final poderá ser um dos maiores do mundo

Com estabelecimento de isenções, IVA da Reforma Tributária pode passar dos 27%, um dos maiores impostos do mundo

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), admitiu que a Reforma Tributária poderá ter um imposto geral de 27,5% no final da sua tramitação. Caso o número se confirme, estaremos falando de uma das maiores cargas tributária do mundo. No primeiro semestre, a indicação do Ministério era de que o IVA seria fechado em 25%.

O que mudou de lá até aqui? Segundo Fernando Haddad, o problema está no número de exceções. O Ministro da Fazenda acredita que os benefícios fiscais que foram impostos no texto da Reforma Tributária para algumas categorias específicas, acabou fazendo com que o IVA fosse elevado para todos os brasileiros.

“A posição da Fazenda é sempre restritiva às exceções [benefícios a setores da economia]. Isso é público, mas tanto Aguinaldo Ribeiro [relator na Câmara] quanto o Braga [relator no Senado] têm o compromisso de aprovar a reforma”, disse o Ministro.

“Eles sabem das dificuldades, sabem dos grupos de interesse que se manifestam ali. Ali, você sabe que o jogo é bruto. As pessoas precisam resistir o tanto quanto possível, com bom senso, com argumento, para compor os votos necessários”, declarou Haddad a jornalistas.

O relatório da Reforma Tributária

O relatório oficial da Reforma Tributária foi apresentado pelo relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), ainda na última semana. De fato, o documento aponta para uma série de exceções. Tratam-se de regimes especiais de cobranças de impostos para determinados grupos de consumo e de serviços.

O relatório em questão deverá ser votado em novembro. Ao menos esta é a expectativa do Ministério da Fazenda até aqui.

Críticas de especialistas

A quantidade de exceções na Reforma Tributária vem sendo alvo de críticas não apenas do governo federal, mas também de especialistas econômicos. Para o economista Maílson da Nóbrega, que foi Ministro da Fazenda entre os anos de 1988 e 1990, as brechas impostas seriam a representação do poder dos lobbies no Congresso Nacional.

“Os serviços são consumidos, essencialmente, pelas classes mais ricas. Assim, a família que coloca o filho na melhor escola privada, usa os melhores hospitais e tira férias nos melhores lugares vai pagar menos imposto. Enquanto isso, o pobre, à exceção da cesta básica, vai ser taxado pela alíquota cheia.”

O senador Eduardo Braga se defendeu afirmando que não concorda com a ideia de que seu texto conta com um aumento de exceções. “Ao contrário. O Senado metricamente fez reduções de exceções, e incluímos algumas que são absolutamente necessárias. Entre elas, saneamento público, um dos grandes déficits sociais desse país. Acho que o senado está fazendo a contribuição na reforma tributária de forma equilibrada”, declarou o senador.

Reforma Tributária: Haddad admite que imposto final poderá ser um dos maiores do mundo
Senador Eduardo Braga defendeu seu relatório. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

As exceções na Reforma

Abaixo, você pode conferir a lista de áreas que contarão com regime diferenciado:

  • operações alcançadas por tratado ou convenção internacional, inclusive missões diplomáticas e representações consulares e de organismos internacionais;
  • serviços de saneamento e de concessão de rodovias;
  • operações que envolvam a disponibilização da estrutura compartilhada dos serviços de telecomunicações;
  • serviços de agência de viagem e turismo;
  • e transporte coletivo de passageiros rodoviários intermunicipal e interestadual, ferroviário, hidroviário e aéreo.

Agora, você pode conferir as áreas que pagarão apenas 40% da alíquota padrão.

  • serviços de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano;
  • serviços de saúde;
  • serviços de educação;
  • alimentos destinados ao consumo humano;
  • produtos de higiene pessoal e limpeza majoritariamente consumidos por famílias de baixa renda;
  • produtos agropecuários, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura;
  • insumos agropecuários e aquícolas;
  • produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais, atividades desportivas e comunicação institucional;
  • dispositivos médicos;
  • dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência;
  • bens e serviços relacionados a soberania e segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética;
  • medicamentos;
  • produtos de cuidados básicos à saúde menstrual.

A Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um documento que estabelece uma nova maneira de se cobrar impostos no Brasil. De uma maneira geral, a ideia é substituir as cinco atuais taxações (IPI, Pis, Cofins, ICMS e ISS), por apenas uma: o IVA, que vai ser gerido de maneira dividida entre a União, os estados e os municípios.

Entre isenções e sobretaxações, algumas áreas serão mais afetadas pela Reforma Tributária, em comparação com outras. Na prática, isso significa que alguns produtos e serviços deverão se tonar mais caros, enquanto outros certamente se manterão no patamar atual, ou até mesmo se tornarão mais baratos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.