Reforma tributária: analista REVELA se haverá um novo imposto - Notícias Concursos

Reforma tributária: analista REVELA se haverá um novo imposto

Não há nada que impeça a criação de um novo imposto na Constituição de 1989, a regra deve se aplicar a Reforma Tributária.  A afirmação é do professor de direito tributário do IBEMEC – SP e da universidade Mackenzie, Caio Takano.

O profissional concedeu uma entrevista para Brasil Econômico nesta quinta-feira (24). Segundo ele, muitos impostos não estavam previstos na constituição, outros foram alterados.

Reforma tributária e novos impostos

As modificações de tributos na reforma tributária são possíveis por meio de Propostas de Emenda à Constituição (PEC).

“Sob a ótica do direito, não há nenhum obstáculo para a criação de um novo tributo desde que através de uma emenda constitucional, com alinhamento com todos os entes tributantes [União, estados, municípios e distrito federal] e se consiga a concordância sobre esse novo imposto no Congresso”, explica.

Desta forma, ele argumenta que reforma tributária não propõe novos tributos, o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), por exemplo, já estaria na Constituição Federal.

“Além da carga tributária ser bem significativa, tem também a questão burocrática que as empresas têm que cumprir para estar em dia com a Lei. Isso tudo repercute para o cidadão na aquisição de bens e serviços. É por isso que as duas propostas, a Pec 45 e a 110, buscam reformar este cenário de alta complexidade, burocracia e custos no famoso custo Brasil”, relatou.

E continuou: “A proposta é unir os cinco tributos (ICMS, PIS, Cofins, IPI, ISS) em um único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A diretriz do próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, é não aumentar a carga tributária em termos absolutos”, pontuou o especialista sobre a reforma tributária.

“Existe uma questão da reforma bater de frente com o pacto federativo, mas não é a proposta a ideia que tem prevalecido no Congresso”, ponderou.

Caio Takano é:

  •  Mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo
  • Professor do curso de Especialização em Compliance do IBMEC/SP.
  • Professor de Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie C
  • Coordenador do MBA em Gestão Tributária da Faculdade Fipecafi.

Segunda fase 

A segunda fase da reforma tributária deve ser entregue ao Congresso nesta sexta-feira (25). Entenda aqui do que se trata e se isso deve pesar ou não no bolso dos brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?