Reforma Agrária no Brasil: Saiba como o tema pode cair no vestibular e ENEM

Descubra o que é, quais os pontos positivos e negativos e detalhes sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Reforma agrária, políticas públicas, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) são nomes que provavelmente você conhece ou pelo menos ouvir falar pelos meios de comunicação.

São temas importantes que têm a ver com a realidade de milhares de brasileiros na luta por moradia, desenvolvimento do país, melhoria das condições de vida e aumento da produtividade.

Por isso são sempre vistos em provas de vestibulares e no ENEM. Geralmente, esse assunto é debatido na parte de humanidades, mais precisamente de geografia. Às vezes surge em história. E também está como um dos temas cotados para a redação. Dessa forma, é importante ficar de olho!

Que tal conhecer mais sobre a temática?

Reforma agrária: O que é?

A reforma agrária pode ser compreendida como uma soma de medidas que devem ser tomadas pelo governo em busca de melhor democratização e distribuição do espaço agrário.

Ou seja, pode ser denominado como um sistema que busca a distribuição de terras para pessoas que não possuem moradia. Com isso, o governo busca a compra de terras com o intuito de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para trabalhar.

Desta forma, o sistema político busca reduzir a concentração fundiária. Isso significa que poucos proprietários tem muita terra e dominam a maior parte do território, enquanto a maioria dos trabalhadores do campo não tem onde plantar.

A reforma agrária busca justamente minimizar essa diferença. Porém, muitas vezes não há acordo e os conflitos acontecem. Pois os proprietários não querem abrir mão de suas terras sem receber em troca.

Já os trabalhadores rurais, segundo eles, se organizam para ocupar terras não produtivas ou com problemas perante a justiça. A partir daí são gerados embates físicos, discussões e que podem até mesmo chegar a morte de algumas pessoas.

Reforma agrária: Pontos positivos e negativos

A reforma agrária é uma política pública necessária principalmente em um país onde há concentração fundiária. Se houver um projeto bem planejado, com estruturação e execução eficiente os benefícios serão notados pela sociedade.

É compreensível por todos que a desigualdade social não é benéfica para qualquer tipo de forma de governo seja capitalista ou socialista. Sendo assim, a reforma agrária é importante para o desenvolvimento da população.

Além do mais, a terra tem um valor social imensurável e que deve ser respeitado. Só assim todos poderão desfrutar dos benefícios proporcionados por ela.

A saber, quando a reforma agrária não é bem planejada e é mal executada, pode desencadear o aumento da desigualdade social e até mesmo não permitir a aquisição de terras por pequenos produtores do campo.

MST – O que é?

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ou simplesmente Movimento Sem Terra é um movimento social que está presente em 24 Estados brasileiros e nas cinco regiões brasileiras.

Surgiu na década de 80 e atualmente é a maior organização de de trabalhadores do campo que lutam pela reforma agrária.

Eles ocupam terras, de acordo com seus representantes, que são consideradas improdutivas com o objetivo de pressionar as autoridades governamentais pela efetivação da desocupação.

Em contrapartida, em 1985 surgiu a UDR – União Democrática Ruralista. Essa associação busca defender interesses dos proprietários de tais terras, que normalmente são ocupadas. Hoje em dia há diversos representantes dessa ‘classe’ no Congresso Nacional, conhecidos como a “bancada ruralista”.

Dentre as pautas defendidas por eles estão o financiamento rural mais barato e políticas ambientais mais brandas para aumentar o cultivo, produtividade e o lucro.

E então, você sabia de tudo isso sobre a Reforma Agrária?

Leia também outro tema que podem ser valorosos para seus estudos para vestibular ou ENEM:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/geografia-enem-povo-brasileiro/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.