Redação eletrônica: como se sair bem nessa modalidade

O avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas plataformas de comunicação revolucionaram o dia a dia e o modo como nos relacionamos com o ambiente virtual. O dinamismo e a praticidade oferecidas pelas redes sociais têm feito com que o número de adeptos cresça a todo o momento. Até mesmo grandes empresas têm inserido as ferramentas digitais no seu modo operação. Nesse sentido, as redações eletrônicas são uma excelente opção. No entanto, mesmo no suporte digital, é necessário estar atento a alguns pressupostos específicos.

Dicas de escrita para a redação eletrônica

Apesar de exigir menos rigidez que um texto manuscrito, as redações eletrônicas ainda estabelecem familiaridades com a linguagem escrita em diversos aspectos. Em ambos os casos é preciso seguir as regras gramaticais e as noções de estruturação textual para que a mensagem consiga atingir seu objetivo. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas importantes para você mandar bem na hora de produzir uma redação eletrônica.

O primeiro passo é se adaptar. Portanto, não abra mão do hábito da leitura e não deixe de praticar a escrita nesse formato. Assim, quando precisar dissertar, se sentirá mais preparado e a escrita fluirá com mais facilidade. Além disso, lembre-se de ter um bom repertório de informações e também de vocabulário. Assim não vai precisar perder tempo pensando demais no que escrever.

Outro aspecto é manter o nível de formalidade. Apesar de ser um meio de comunicação direto, a maneira por meio da qual irá se expressar no texto digital depende do nível de intimidade entre você e o receptor. É fundamental evitar expressões da oralidade e clichês na sua redação eletrônica. É preciso também estar atento à organização das ideias e à clareza e coerência do texto. Evite ser prolixo e utilize palavras que o ajudem a transmitir a mensagem com a maior clareza e eficácia possível.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre Redundância: O que é e como evitar no seu texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.