Redação do ENEM: confira 3 erros que você não pode cometer

Descubra quais são eles

Redação do ENEM: descubra erros que você não pode cometer

Na redação do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, você não pode cometer os erros considerados mais “graves”:  eles podem fazer a sua redação sofrer com a perda de 200 ou 300 pontos, por exemplo.

Para te ajudar a conseguir o melhor desempenho possível, o artigo de hoje vai mostrar quais são esses erros para que você possa evitar cair nessas armadilhas. Além disso, mesmo que o foco do artigo seja o ENEM, esses erros devem ser evitados nas redações dos vestibulares.

Não tangencie o tema

A sua redação pode tangenciar o tema se você não conseguir abordar diretamente e completamente o tema proposto. Se você se basear, por exemplo, somente em uma parte do tema proposto, e deixar de lado a principal argumentação esperada pela banca, você estará tangenciando o tema.

Este é um dos erros mais cometidos por estudantes na prova do ENEM. Por isso, busque se atentar aos elementos presentes da linha temática da prova para evitar esse problema.  

Não fuja do tema

Uma redação foge do tema quando o principal assunto/ideia do tema proposto não é desenvolvido.

Para não fugir do tema, é muito importante que você compreenda bem a linha temática da sua redação. Todos os seus parágrafos devem fazer referência ao tema proposto de alguma forma.

Não insira partes desconectadas do tema no seu texto

São partes do seu texto que não estão conectadas com o desenvolvimento da redação em si. Por exemplo: reflexões sobre o próprio processo de escrita, bilhetes destinados à banca avaliadora, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, hino ou poema.

É, basicamente, qualquer frase que esteja desarticulada da sua argumentação. Em suma, evite inserir elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto ao longo da sua redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.