Recursos Humanos – Tradicional e Ágil

As diferenças entre o RH Tradicional e o RH Ágil

Assim como outras demandas do mercado, o setor de Recursos Humanos também se adaptou às mudanças intangíveis do mercado. Assim sendo, mudanças ocorreram entre o RH Tradicional e o RH Ágil.

Por isso, vamos citar algumas das principais mudanças em alguns pontos, como: Recrutamento, Treinamento, Desenvolvimento, Gerenciamento de Talentos e Projeção de Carreiras.

Recrutamento 

No RH Tradicional, o recrutamento ocorria de forma linear, com a abertura das vagas, identificação de perfil e o processo estava concluído.

Já no RH Ágil as empresas investem em relacionamentos contínuos com talentos. Ao passo que os recrutamentos tornaram-se dinâmicos e os processos otimizados. Bem como faz uso de vários canais online simultaneamente.

Treinamento e Desenvolvimento 

O Treinamento e Desenvolvimento no RH tradicional identifica o colaborador com baixo desempenho e direciona um treinamento específico para que ele atinja a performance desejada. No entanto, quando pensamos em RH ágil o ambiente é de aprendizado contínuo. De modo que a empresa oferece inúmeros treinamentos visando desenvolver a todos, independentemente da função exercida.

Gerenciamento de Talentos

O gerenciamento de talentos foi alterado no Recursos Humanos, passando de Tradicional para Ágil. O RH Tradicional era visto como único responsável pelos processos de avaliação de talentos, bem como atração e desenvolvimento.

No entanto, o RH Ágil dá autonomia aos funcionários, de modo que eles direcionam seus próprios desenvolvimentos. Ainda se tornam participantes ativos no desenvolvimento da área e dos colegas, repassando conhecimentos organicamente.

Projeção de Carreiras

Por fim, a Projeção de Carreiras no RH Tradicional funciona através de distribuição de cargos, deixando a posição definida. Já no RH Ágil há a definição de cargos, porém, o funcionário exerce diferentes maneiras de trabalhar. Ao passo que sugere melhorias nos processos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.