Recolocação profissional: Como se destacar?
A recolocação profissional é um grande desafio. O medo de não conseguir um novo cargo e a angústia de passar por entrevistas de emprego é algo extremamente desafiador. No entanto, é possível seguir algumas dicas para aliviar a tensão e se preparar melhor para o mercado de trabalho.
Quer saber como? Então confira este conteúdo que preparamos com muito carinho para você! Esperamos lhe ajudar. Acompanhe e entenda.
Como se destacar na recolocação profissional?
Para se destacar na recolocação profissional não é preciso fazer nenhum tipo de malabarismo ou seguir conceitos de “trabalhe enquanto eles dormem”. Nós não precisamos romantizar a dor por aqui.
Mas sim, o que existem são estratégias organizadas e inteligentes que realmente fazem a diferença na hora de buscar recolocação profissional. E tudo isso sem desgastar a sua saúde mental. Veja quais são as estratégias:
1. Comece fazendo a sua autoanálise
A sua autoanálise é o seu ponto de partida, não tem jeito. Se você não se sentar e pensar exatamente sobre o que você já desenvolveu, quais habilidades possui e quais não, como poderá se destacar na recolocação profissional? O que você apresentará como um verdadeiro diferencial? Pense sobre isso!
Fazer essa auto avaliação não é a coisa mais fácil do mundo. Às vezes, podemos nos deparar com frustrações sobre nós mesmos. Faz parte. Mas é imprescindível não desistir nesta etapa, pois ela é a raiz de todas as outras.
2. Defina suas metas e objetivos
Depois que você escutar a si mesmo e ter um conhecimento maior sobre quem você é, comece a definir as suas metas e objetivos. Analise quais são os trabalhos e carreiras que despertam o seu real interesse.
Também comece a pensar em quais cargos você sonha trabalhar um dia. Isso tudo é importante para que a etapa 3 desta lista seja colocada em prática.
3. Trace a lista de habilidades que possui e que precisa adquirir – e vá atrás das novas!
Agora que você já se conhece melhor e já conseguiu definir as suas metas, é hora de fazer uma lista com todas as habilidades profissionais que você precisa desenvolver para uma recolocação profissional bem-sucedida.
Saiba quais são os conhecimentos que você deve construir e analise tudo o que deverá ser feito para chegar lá. Dessa forma você conseguirá dar passos mais certeiros.
4. Mantenha o seu currículo atualizado
Atualize sempre o seu currículo e o seu perfil no LinkedIn. Isso é muito importante para que você comece a construir mais autoridade na sua área de especialização, chamando a atenção dos recrutadores.
5. Trabalhe o seu networking – inclusive na internet
Desenvolva sempre o seu networking, inclusive – e especialmente – na internet. Assim você entra em contato com pessoas importantes da sua futura área de atuação, e pode criar laços que impulsionam os seus resultados.
Desenvolva esse tipo de relação no mundo corporativo e você notará o quanto isso pode fazer total diferença na sua vida.
Esperamos que a sua recolocação profissional aconteça de forma harmoniosa e muito benéfica para você. Boa sorte!