Ranking apresenta 21 universidades brasileiras entre mil melhores do mundo

Uma relação de melhores universidades do mundo, divulgada nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, pela empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, apresenta 21 universidades brasileiras entre as mil melhores instituições de ensino superior e pesquisa.

Apesar de ter 21 universidades no ranking, o Brasil não teve nenhuma instituição representante entre as 100 melhores colocadas. De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são todas públicas. Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de instituições na lista.

Entre as quinze melhores instituições de todo o mundo figuram universidades dos Estados Unidos da América (EUA) e do Reino Unido. Os três primeiros lugares ficaram com a Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e MIT – 1ª, 2ª e 3ª posições, respectivamente.

O ranking apresenta apenas as 100 primeiras posições. As demais instituições listadas são apresentadas em agrupamentos. Desse modo, as instituições brasileiras estão posicionadas entre 100 a 150 ou 701 a 800. 

Entre as universidades brasileiras listadas, está a USP (Universidade de São Paulo), com a melhor colocação. Em seguida, o ranking indica as seguintes instituições: Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCAR, Unifesp, UFV, UFSC, UFF, UnB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.

Sobre o Ranking

A Shanghai Ranking realiza esse levantamento desde 2003 e leva em conta diversos aspectos de qualidade como, por exemplo, o número de pesquisadores com trabalhos recentes de referência na área de atuação deles e número de pesquisas publicadas por representantes das instituições em periódicos de alto impacto.

Além disso, o ranking analisa também o desempenho das universidades nas áreas de Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas, e Ciências Sociais.

Veja mais informações no site da Shanghai.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest abre hoje o período de inscrição do Vestibular 2023 da USP; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.