Quer comprar um carro? Confira nossas dicas financeiras antes de negociar

Existe uma série de planejamento antes de efetuar uma compra de grande porte

A inflação gradativamente vem recuando no Brasil, então, consequentemente, a vontade e os planos de comprar um carro está retornando com força total. Esse é um dos desejos mais significativos na vida dos cidadãos brasileiros, que querem deixar o sistema caótico de transporte coletivo de lado.

Mesmo com a vontade de adquirir também imóveis e fazer viagens, automóveis nunca saem do imaginário dos cidadãos. Por isso, o Notícias Concursos vai te dar neste sábado (01) algumas dicas financeiras. Afinal, mesmo com um cenário mais favorável, sempre é preciso planejar fazer esse investimento para que comprar um carro não comprometa o orçamento.

As melhores dicas financeiras para comprar um carro sem comprometer o orçamento

Qualquer tipo de planejamento financeiro é necessário mesmo que pareça impossível em determinadas situações. Isso acontece porque vivemos em um país onde a educação financeira não é uma constante para a maioria da população.

Por isso, abaixo, as dicas que daremos serão importantes para uma melhor tomada de decisão. Afinal, atingir os objetivos, sem prejuízos, e muito pelo contrário, maximizando seus investimentos, é a melhor possibilidade atualmente.

Quer comprar um carro? Confira nossas dicas financeiras antes de negociar
Quer comprar um carro? Confira nossas dicas financeiras antes de negociar – Canva Pro

Diagnostique suas finanças

Todos nós sabemos que um veículo tem um valor alto, portanto, não é qualquer um que dispõe imediatamente desses recursos para uma compra à vista. Além disso, não basta apenas adquirir, tem valores gastos com combustível e manutenção.

Nesse sentido, o interessado deve diagnosticar suas finanças para saber se as entradas de dinheiro, bem como as saídas estão em conformidade. Se sua receita mensal competir separar o valor das parcelas de um financiamento, busque por um negócio dentro das suas condições.

Acabe com as dívidas

Quer ter um carro? Não tenha outras dívidas. Isso porque, no Brasil, uma das formas mais fáceis de fazer essa aquisição é por meio do financiamento. Contudo, as chances de aprovação nas financeiras se tornam maiores quando o interessado não tem outros comprometimentos financeiros.

Se suas finanças estão em ordem, as dívidas pagas, o nome limpo, não há motivos que o desabone para conseguir o tão sonhado automóvel. O único problema talvez seja a renda x valor do carro, mas é claro que as pessoas procuram sempre negócios que podem manter.

Pense sobre a compra

Mesmo que seu orçamento esteja em dia, as parcelas de um veículo sempre impactam no financeiro. Então, pense um pouco: essa compra é mesmo necessária? Como citamos acima, não é apenas o valor do automóvel em si, mas tem manutenção, IPVA, combustível, etc.

Se você realmente precisa da compra, faça. Mas, caso seja apenas um “luxo”, uma vontade ou um sonho, considere esperar um pouco mais. Isso será até melhor para fazer uma reserva maior, dar de entrada e diminuir as parcelas e os juros. No fim das contas, será um ótimo negócio.

Pesquise bastante

Não compre o primeiro carro que ver e gostar. Pesquise bastante, não se deixe levar por impulsos ou por pressões psicológicas. A comparação de modelos, anos de fabricação e valores são cruciais para se fazer uma negociação clara e assertiva.

Essas dicas para comprar um carro são realmente as mais coerentes e atuais para o momento financeiro em que estamos atravessando. O cenário pode estar melhorando, mas a reserva de emergência para honrar o novo compromisso sem comprometer o orçamento é sempre a melhor alternativa. Portanto, comece suas pesquisas, faça suas contas e boa sorte!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.