Quem já teve contrato de trabalho suspendido ou salário reduzido pode ter novamente - Notícias Concursos

Quem já teve contrato de trabalho suspendido ou salário reduzido pode ter novamente

O governo ampliou a suspensão de trabalho e redução de salário

Nesta semana, por meio do decreto de número 10.422/202, com publicação no Diário Oficial da União (DOU), o prazo para cortes e suspensões foi estendido. O prazo está previsto no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. Esse programa fica em vigência enquanto o Brasil estiver em estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Anteriormente de 90 dias, agora o prazo máximo para reduzir proporcionalmente a jornada de trabalho e de salário será de 120 dias. Já a suspensão temporária do contrato de trabalho, antes de prazo de 60 dias, agora também será de 120 dias.

Ou seja, quem teve o contrato por 60 dias a partir de agora pode tê-lo suspendido por mais 60 dias. Quem teve o salário reduzido por 90 dias, poderá tê-lo reduzido por mais 30 dias. Essa ampliação já era esperada desde que a lei foi aprovada pelo Senado Federal.

A redução da jornada e salário e a suspensão dos contratos pode ser feita por acordo individual ou coletivo. Isso varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou calculadora que simula reduções de 25%, 50% e 70%. Ela também mostra a remuneração, caso o contrato seja suspenso.

Ainda de acordo com o decreto publicado nesta semana, o contrato de trabalho suspenso pode ser feito de forma fracionada, em períodos sucessivos ou intercalados. É necessário que eles sejam de dez dias ou mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?