História do Brasil: Saiba quem foram os Bandeirantes

Os bandeirantes eram homens exploradores e sertanistas que adentraram o interior do Brasil durante o Período Colonial a pedido dos portugueses para defrontar-se com índios rebeldes e escravos que haviam fugido. 

Vale dizer que o tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Para lhe ajudar nesse estudo trouxemos tópicos importantes. Acompanhe.

Bandeirantes e a Exploração territorial

Os bandeirantes se locomoviam de São Paulo e São Vicente tendo como destino o interior do Brasil, adentrando florestas ou seguindo o fluxo dos rios. 

Vale destacar que o Rio Tietê tornou-se um dos principais meios de acesso para o interior de São Paulo. Ademais, essas explorações territoriais ficaram conhecidas como “Entradas e Bandeiras”. 

As entradas formavam expedições realizadas pelo governo, já as bandeiras tinham o custeio de modo particular, ou seja, por senhores de engenho, donos de minas e comerciantes. 

A expedição denominada bandeiras era liderada por um capitão-mor e contava com mais de 10 homens armados e de confiança do líder. Além disso, contava com índios escravizados ou não e “caboclos” filhos de portugueses com indígenas. 

As explorações territoriais visavam encontrar pedras e metais preciosos, assim como capturar índios e escravos que haviam fugido. No entanto, os bandeirantes ficaram marcados por desbravar e conquistar boa parte do território do Brasil. 

Ouro e pedras preciosas

A partir do século XVII os portugueses voltaram seus interesses na procura por ouro e pedras preciosas. Desse modo os bandeirantes concentraram seus esforços nessas buscas. 

Sendo assim, Fernão Dias e Manuel Borba Gato, começaram a desbravar Minas Gerais. Além disso, outros bandeirantes começaram a adentrar territórios além da linha do Tratado de Tordesilhas, encontrando ouro por exemplo. 

Ademais, muitos outros bandeirantes seguiram desbravando o Brasil, sendo fundamentais no aparecimento das primeiras cidades. 

Figuras populares

Já citamos acima nomes como Fernão Dias e Borba Gato, contudo podemos destacar outros bandeirantes de destaque nesse período como Bartolomeu Bueno da Silva conhecido como Anhanguera, sendo um dos primeiros exploradores do Brasil e liderou a expedição em direção ao sertão goiano. 

Podemos citar também Jerônimo Leitão, Nicolau Barreto, Antônio Raposo Tavares, Francisco Bueno e Brás Leme, também se destacaram no período. 

Por fim, os bandeirantes foram figuras importantes na expansão e exploração territorial do território brasileiro. 

Em contrapartida, utilizavam da extrema violência na captura de índios e escravos foragidos, corroborando para a continuidade do sistema escravocrata presente no Brasil Colônia

E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Não deixe de ler também – História do Brasil: O que foram as Capitanias Hereditárias 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.