Quem foi José Bonifácio?

Um resumo sobre o patriarca da independência

Quem foi José Bonifácio: conheça essa personalidade da história do Brasil

José Bonifácio, conhecido como o “patriarca da independência do Brasil”, é uma figura muito importante para a história brasileira.

Dessa forma, não é de se surpreender que questões que envolvem essa personalidade história apareçam com frequência dentro dos principais vestibulares do Brasil. Além disso, você também pode usar a biografia de José Bonifácio e a sua relação com a história do Brasil como repertório para a sua redação.

Assim, para que você possa entender mais sobre essa figura, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre José Bonifácio. Confira!

Quem foi José Bonifácio: introdução

José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu no ano de 1763 na cidade de Santos. Vindo de uma família de classe alta, Bonifácio concluiu os seus estudos no continente europeu.

O homem que exerceu grande influência sobre o imperador D. Pedro I faleceu no ano de 1838.

Quem foi José Bonifácio: patriarca da independência

O “patriarca da Independência”, como Bonifácio ficou conhecido, participou ativamente do movimento pró-independência do Brasil e foi um dos responsáveis por instigar D. Pedro I a proclamar a independência brasileira. Além disso, ele foi presidente da junta governamental de São Paulo e também ministro e assessor de D. Pedro I.

Quem foi José Bonifácio: feitos

Bonifácio conquistou um lugar no ministério brasileiro em um momento em que nenhum brasileiro havia alcançado essa posição. Além disso, como assessor do imperador, ele se destacou como o responsável por diminuir os atritos que existiam entre Pedro I e a Assembleia Constituinte.

José Bonifácio foi um homem com grande capacidade política para liderar os assuntos do governo e exerceu a função com autoritarismo, ideias conservadoras e defendendo os interesses da elite.

No ano de 1831, um período de atrito em função de ideias opostas, Bonifácio se reaproximou do imperador e se tornou tutor de seu filho, o futuro D.Pedro II.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.