Quarta é feriado? Veja o que abre e fecha no próximo dia 6

Quarta é feriado? Veja o que abre e fecha no próximo dia 6

Ao menos uma parte dos brasileiros poderão curtir um feriado no meio desta semana. Veja o que se sabe sobre o funcionamento de serviços

A semana que se inicia promete ser um pouco mais curta para uma parte importante dos brasileiros. Milhões de pessoas deverão aproveitar para descansar, viajar e até mesmo festejar com amigos. Estamos falando do feriado da Carta Magna, que acontece na próxima quarta-feira (6).

Mas vale lembrar que este é um feriado que não é válido em todo território nacional. A data é comemorada apenas no estado de Pernambuco. Assim, os pernambucanos serão os únicos impactados pelas mudanças de serviços que estão programadas para a próxima quarta-feira (6).

Carta Magna

A Cara Magna, também conhecida como Data Magna, é uma espécie de homenagem que os pernambucanos fazem à Revolução Pernambucana de 1817. Naquela ocasião, o estado de Pernambuco se rebelou contra a coroa portuguesa e se tornou um país independente por um período de três meses.

Do ponto de vista nacional, pode-se dizer que a Revolução Pernambucana foi o primeiro de uma série de movimentos de independência contra a coroa de Portugal. Todos eles acabaram ajudando no processo de Independência do Brasil, que aconteceu exatamente cinco anos depois.

Bancos no feriado

Em 2024, o feriado da Carta Magna deverá mexer diretamente no funcionamento de serviços. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou que não haverá qualquer tipo de funcionamento presencial das agências bancárias em solo pernambucano na quarta-feira (6).

“A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados”, disse a Federação.

Quem tem conta com vencimento para o dia 6 de março, poderá pagar o boleto no dia 7, sem qualquer chance de prejuízo. De todo modo, há também a possibilidade de pagar a dívida no próprio dia 6, através dos sistemas de internet banking da sua agência bancária.

Quarta é feriado? Veja o que abre e fecha no próximo dia 6
Rede bancária não vai funcionar na quarta (6) em Pernambuco. Imagem: José Cruz/ Agência Brasil

Feriados nacionais

Quem não é do estado de Pernambuco, não será impactado pelo feriado desta semana. De todo modo, vale lembrar que o Brasil ainda vai contar com uma série de feriados nacionais espalhados por este ano de 2024. Veja abaixo:

  1. 29 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional);
  2. 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
  3. 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  4. 30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo);
  5. 31 de maio: ponto facultativo;
  6. 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  7. 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  8. 28 de outubro: Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
  9. 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  10. 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  11. 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
  12. 24 de dezembro: Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
  13. 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).
  14. 31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).

Dia da Consciência Negra

O presidente Lula sancionou no último dia 21 de dezembro, o projeto de lei que cria o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A sanção consta na publicação do Diário Oficial da União (DOU).

A data escolhida para o feriado foi o dia 20 de novembro, dia em que já se comemorava o Dia da Consciência Negra no Brasil. Contudo, esta ocasião não era considerada até aqui um feriado de caráter nacional. Esta indicação deve mudar, portanto, a partir de novembro de 2024.

“Com a sanção presidencial, esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira”, informou a Presidência, em nota.

A proposta em questão teve autoria do senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP), e teve regime de urgência aprovada no dia 21 de novembro deste ano. No final das contas, o projeto recebeu o apoio de 286 deputados. Outros 121 parlamentares votaram contra. Existiram ainda duas abstenções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?