Concurso PC altera edital e dobra número de vagas em Pernambuco

Confira mudanças

Edital do concurso PC oferta vagas para agentes, escrivães e delegados

O concurso PC trouxe uma excelente notícia no que se refere ao número de vagas. Agora, haverá uma maior quantidade de aprovados.

Veja mais.

Concurso PC e aumento de vagas

Em um anúncio surpreendente feito nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, revelou uma mudança significativa no edital do concurso da Polícia Civil do estado. Anteriormente previsto para ofertar 445 vagas, o certame agora poderá disponibilizar o dobro desse número, totalizando até 890 oportunidades para Agentes, Escrivães e Delegados.

Alteramos o edital e agora podemos dobrar o número de vagas do concurso da Polícia Civil. Assim, em vez de 445, poderemos chamar até 890 novos agentes, escrivães e delegados, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, enfatizou a chefe do Executivo estadual, destacando a importância dessa medida para reforçar o quadro de profissionais da segurança pública em Pernambuco.

Panorama até o momento

A Polícia Civil de Pernambuco está prestes a lançar um concurso aguardado por muitos candidatos. Com 445 vagas em jogo, distribuídas entre os cargos de Agente, Escrivão e Delegado de Polícia, este certame promete ser uma oportunidade imperdível para quem busca uma carreira na área da segurança pública.

Etapas do concurso PC

O processo seletivo será rigoroso, como é de praxe em concursos dessa natureza. Os candidatos enfrentarão uma série de etapas, incluindo provas objetivas e discursivas, avaliação psicológica, prova de capacidade física, entre outras. Para os Delegados de Polícia, há ainda a etapa de prova oral e avaliação de títulos.

Os salários iniciais oferecidos são bastante atrativos, variando de R$ 4.700,00 a R$ 10.930,51, o que certamente contribui para tornar o concurso ainda mais competitivo.

Concurso PC altera edital e dobra número de vagas em Pernambuco
Concurso PC altera edital e dobra número de vagas em Pernambuco. Imagem: Reprodução

Preparação 

Os candidatos têm se preparado arduamente para enfrentar as provas, buscando revisar conteúdos específicos e aprimorar suas habilidades para as diferentes etapas do processo seletivo.

Alteração no Edital

Uma reviravolta interessante surgiu recentemente: a governadora do estado, Raquel Lyra, anunciou uma alteração no edital do concurso, o que possibilitará dobrar o número de vagas originalmente previsto. Com isso, o certame pode oferecer até 890 oportunidades, um verdadeiro impulso para os aspirantes a uma carreira na Polícia Civil de Pernambuco.

Essa mudança representa uma excelente notícia para os candidatos, que agora veem suas chances de aprovação dobrarem. A expectativa é grande e a ansiedade aumenta à medida que a data das provas se aproxima.

Atribuições e Requisitos dos Cargos no Concurso da Polícia Civil 

Confira a seguir mais detalhes sobre os cargos:

Agente de Polícia:

  • Atribuições: Investigar crimes, coletar provas, realizar prisões, conduzir interrogatórios, entre outras atividades relacionadas à segurança pública.
  • Requisitos: Diploma de curso superior em qualquer área, idade mínima de 18 anos, carteira nacional de habilitação categoria B ou superior.

Escrivão de Polícia:

  • Atribuições: Elaborar e formalizar procedimentos policiais, lavrar autos, expedir mandados, entre outras atividades administrativas e de apoio à investigação.
  • Requisitos: Diploma de curso superior em qualquer área, idade mínima de 18 anos, carteira nacional de habilitação categoria B ou superior.

Delegado de Polícia:

  • Atribuições: Coordenar investigações, presidir inquéritos policiais, determinar diligências, representar judicialmente, entre outras funções de direção e coordenação.
  • Requisitos: Diploma de bacharel em Direito, idade mínima de 18 anos, experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial, carteira nacional de habilitação categoria B ou superior.

Preparação

A preparação de qualquer concurso exige antecipadamente que o concurseiro busque esclarecimentos no edital. Depois disso, é importante se atentar aos conteúdos que serão cobrados.

Vale a pena pontuar que os conhecimentos específicos contém mais conteúdos que os gerais, além disso, a pontuação também é maior.

Para melhor se preparar é válido conhecer a banca organizadora e resolver questões anteriores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.