Quanto tempo dura a vacina Covid?

Duração da imunidade se relaciona com a atividade do vírus
A duração da imunidade só será conhecido conforme a população for vacinada. Fonte Wikimedia Commons.

O aparecimento das vacinas contra o vírus Covid 19 foi um dos maiores desafios superados da pandemia. Se tratam de vacinas seguras e eficazes. Todas produzidas em tempo recorde. Com seu acesso para a população uma das dúvidas restantes é sobre qual é a sua duração efetiva.

A resposta é que ainda não se sabe. As vacinas foram disponibilizadas a pouco tempo. Portanto ainda é cedo para saber sobre sua duração.

É uma informação que só teremos um tempo depois que parte considerável da população já for vacinada.

Entretanto já se consideram alguns fatores sobre a duração da vacina. Eles não permitem um prognóstico preciso. Mas ajudam a identificar características que vão influenciar sobre o tempo de imunização proporcionado.

Assim, se deve ter atenção para possíveis de mutação do vírus. Da mesma forma também para o potencial obtido pelas vacinas. Esses aspectos serão fundamentais para considerar a proteção alcançada.

Possíveis mutações do vírus da covid 19

O principal motivo que influencia na duração da vacina recai sobre a evolução do vírus. Pois isso diz respeito sobre a resposta do sistema imunológico contra a doença.

A capacidade de mutação de alguns vírus é o principal fator que determina a frequência da vacinação. É o caso do vírus da gripe. A mutação desse agente é o motivo maior de que devemos nos vacinar contra a gripe todo ano.

O caso da Covid 19 é recente demais para se ter uma comparação. Mas o histórico do vírus pode ajudar. Afinal, o Sars-Cov-2 é uma mutação do coronavírus.

Até o surgimento da covid 19 a principal característica dos coronavírus era o resfriado. Sua contração gera uma imunidade parcial e limitada no organismo. Geralmente ela dura um ano.

A princípio os cientistas trabalhavam com uma expectativa semelhante para a covid 19. Entretanto, as mutações sofridas pelo vírus até então ao longo do ano não forma significativas.

Até então isso inclui variantes como a surgida no Reino Unido recentemente. Assim, esperasse que as vacinas desenvolvidas tenham efeito mais duradouro que o esperado.

A influência das novas vacinas

Outro fator relevante sobre a duração da imunidade é o potencial das vacinas surgidas agora. A eficácia delas certamente será determinante para medir seu tempo alcançado de imunização do organismo.

Ademais, se deve lembrar que essa pandemia levou ao surgimento de novos tipos de vacinas. Temos aquelas conseguidas por meios tradicionais de extração da proteína do vírus. Mas também estamos vendo a revolução das vacinas de RNA mensageiro.

Essas vacinas atacam o vírus de forma mais direta através da replicação de seu RNA. Assim se espera uma proteção mais forte duradoura contra a ação da covid 19. Mas mesmo essas vacinas ainda esperam resultados quanto a sua duração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.