Qual faculdade escolher para estudar? 5 Dicas para você não errar

Fazer um curso de graduação é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, são tantas as opções existentes que se torna muito fácil perder o foco. Caso você queira saber qual faculdade escolher para estudar, mas não sabe como, então está lendo o artigo certo

Segundo o Censo de Educação Superior 2019, existem mais de 2.600 instituições de ensino superior (IES). Além disso, a pesquisa mostra ainda que existem mais de 40.000 cursos espalhados entres essas IES. É muita coisa!

Por isso, a partir de agora, você conhecerá algumas dicas que te ajudarão a escolher em qual faculdade estudar e qual curso de graduação fazer.

Como escolher em qual faculdade estudar

1. Faça testes e orientação vocacional

De antemão, você precisa entender qual é o seu talento profissional. Saber quais são seus pontos fortes e fracos, além de reconhecer as suas habilidades, torna o processo de escolha dos cursos e das instituições mais fácil.

Para descobrir suas qualidades, é interessante procurar o apoio de um orientador vocacional. Isto é, um profissional especializado para te guiar em busca do autoconhecimento. Em geral, esse posto é ocupado por psicólogos.

Por outro lado, caso não consiga arcar com a orientação, é possível fazer testes vocacionais espalhados pela internet. Eles são compostos, sobretudo, de uma série de perguntas relacionadas às suas ações ou posicionamentos diante de situações específicas.

Ao fim do processo, um grupo de profissões relativas ao seu perfil são mostradas e, a partir disso, fica mais fácil identificar quais são as suas habilidades.

2. Escolha o curso de graduação

Após conhecer os seus talentos, chegou o momento de escolher o curso de graduação que você fará. Nesse sentido, se torna importante explicar que existem três tipos de formações:

  • bacharelados – constituídos de formações mais generalistas. A princípio, prepara o aluno para atuar em várias áreas do mercado. Por exemplo: Comunicação Social, Direito, Medicina, Psicologia, Engenharia, entre outros;
  • licenciaturas – possuem foco na formação de professores e gestores escolares do ensino básico. Por exemplo: Matemática, Geografia, Letras, Pedagogia, entre outros;
  • tecnológicos – são cursos superiores direcionados à formação de profissionais especializados que suprem necessidades do mercado. Eles se diferenciam dos bacharelados porque possuem curta duração. Por exemplo: Design, Gestão Financeira, Empreendedorismo, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

3. Decida a modalidade

A modalidade tem a ver com a forma com que você prefere estudar: presencial, a distância ou semipresencial.

  • Presencial – é o tradicional. Possui aulas na faculdades em horários fixos e todos os dias;
  • A distância – ministrado por meio da internet. Em geral, utiliza-se um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, além disso, alguns encontros presenciais podem existir ao longo do semestre, seja para fazer provas finais ou para apresentar trabalhos;
  • Semipresencial – mistura um pouco dos cursos presenciais com os remotos. Neste método, o aluno cursa algumas disciplinas pelo AVA e outras no campus ou pólo da faculdade. 

Caso você prefira a modalidade presencial, então é necessário averiguar se o curso escolhido é ofertado próximo à sua residência. 

Algumas universidades oferecem incentivos financeiros para os alunos que precisarem mudar de cidade para estudar. Portanto, verifique em cada instituição quais são as condições para ter acesso a esses auxílios.

4. Analise a grade curricular dos cursos

Além da lista de cursos, nos sites das instituições, há também as grades curriculares de cada um deles. Em alguns casos, as disciplinas variam entre as universidades, seja pelo nome ou até mesmo na quantidade de matérias obrigatórias. 

Por isso, é importante que você atente-se para as cargas horárias de cada disciplina do curso escolhido. Por exemplo, digamos que você optou pelo curso de Letras. Normalmente, ele divide-se em licenciatura e bacharelado e, assim, possui disciplinas diferentes. 

Aqueles que escolherem o primeiro, terão um foco na área de educação, como Didática e História da Educação. Por outro lado, os que optarem pelo segundo, precisarão cursar matérias mais gerais e que não têm relação com a escola em si.

5. Defina a forma de ingresso

Depois de já ter escolhido o curso, a modalidade e a instituição, chega o momento de decidir por qual método de ingresso você passará. Diferentes instituições possuem distintas formas de admissão.

Em geral, todas as universidades aceitam novos estudantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As públicas utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, em contrapartida, as privadas fazem uso do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além desses, também há o Financiamento Estudantil (Fies) que concede auxílio aos estudantes de cursos de instituições particulares que aderem ao programa. Todos esses três métodos utilizam as suas notas do ENEM para ranquear e definir uma classificação.

Por outro lado, existem aquelas universidades que possuem vestibular próprio. Cada uma delas tem um método de avaliação específico, então é preciso estar bem informado. 

Curtiu o assunto? Então deixe seu comentário e aproveite para conferir mais sobre o Enem e outros vestibulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.