Qual é a forma correta: Sessão, seção ou cessão? Todas as três formas são corretas. Contudo, o seu emprego deve ser feito de maneira adequada de acordo com o contexto.
O uso dessas palavras causa confusão na mente de muitos no momento da escrita, isso se dá porque, na oralidade, a sua pronúncia é igual, mas, na escrita, as formas são distintas.
Apesar das três formas serem corretas, o uso de uma ou de outra forma pode tornar a frase inadequada se o contexto não for apropriado. Portanto, é fundamental conhecer o significado de cada uma das formas para garantir o emprego correto.
Sessão
A palavra sessão deve ser utilizada para designar um espaço de tempo. Assim, pode ser empregada para indicar um encontro, uma reunião em assembleia, congresso etc.
- Tenho uma sessão com minha psicóloga em meia hora.
- A sessão foi iniciada com o discurso do deputado.
- Cheguei cedo, mas perdi a sessão de cinema por conta de uma emergência.
Seção
Já a forma seção é correta em contextos que indiquem parte, divisão ou departamento. Derivada do Latim sectione, que significa a ação de separar cortando, corte, a palavra pode ser usada em contextos como os das frases abaixo:
- Seu nome foi realocado para outra seção eleitoral.
- A seção infantil da loja fica logo a sua esquerda.
Cessão
Por fim, a palavra cessão vem da forma latina cessione, que indica doação, transferência, a ação de ceder. Nesse sentido, a palavra deve ser usada com o significado de ceder:
- O jogador negocia a cessão de sua imagem para a publicidade.
- A cessão da herança foi determinada pela justiça.
E aí? Resolveu suas dúvidas? Deixe aqui seu comentário!
Acompanhe mais dicas de português aqui.
Veja também
Dicas de Português: “de repente” ou “derrepente”?
Dicas de português: O uso do acento Circunflexo.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-portugues-evite-erros-classicos-de-ortografia/