Qual a diferença entre “ACIMA” e “A CIMA”?

“ACIMA” e “A CIMA”: quando usar?

Na língua portuguesa, podemos encontrar diversas expressões que, por possuírem semelhança na grafia e no som, acabam nos confundindo. Entre elas, podemos citar o par: “acima” e “a cima”.

Porém, é fundamental que você saiba usar cada uma dessas palavras corretamente, uma vez que questões sobre elas podem aparecer nos mais variados exames de português. Ainda, você precisa dominar o uso de “acima” e “a cima” para utilizar os dois termos de maneira correta na sua redação.

Antes de descobrir os usos corretos de cada uma das expressões, é válido destacar que tanto “acima” quanto “a cima” existem na língua portuguesa. O uso de uma ou de outra vai depender exclusivamente do contexto em que as mesmas se inserem. 

“Acima”: quando usar?

A palavra acima é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição superior, ou seja, em um nível mais elevado. 

Vamos ver, a seguir, dois exemplos:

  • A cidade de São Paulo está localizada 700 metros acima do nível do mar.
  • Seu moletom está logo acima do meu nessa pilha.

Lembre-se de que você pode sempre trocar “acima” pelo seu antônimo, ou seja, “abaixo”, para verificar se o uso da palavra está correto. 

Vamos observar esses dois exemplos:

  • A cidade de São Paulo está localizada 300 metros abaixo de Campos do Jordão. 
  • Seu moletom está logo abaixo do meu nessa pilha.

Como podemos ver, o uso do antônimo não provocou mudança de sentido na frase. Assim, podemos afirmar que a aplicação da palavra está correta.

“A cima”: quando usar?

O termo “a cima”, por sua vez, é formado a partir da junção da preposição “a” com o substantivo “cima”. Ainda, é válido destacar que o principal significado dessa palavra é “para cima”. 

Vamos observar, a seguir, dois exemplos do uso da expressão “a cima” em uma frase:

  • Nós vamos precisar subir ladeira a cima.
  • Laura ficou brava pois as adolescentes a olharam de baixo a cima.

Dica: lembre-se de que você pode, com o objetivo de verificar se o uso da palavra está correto, trocar “a cima” pelo antônimo dessa expressão, ou seja, “de baixo” ou “para baixo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.