Você sabe quais são os tipos de ruídos na comunicação? Já parou para pensar sobre eles?
Se ainda não, este é um bom momento para isso.
Afinal, os ruídos na comunicação podem atrapalhar não só a produtividade, como também as suas relações interpessoais.
Por isso, neste texto você conhecerá os principais tipos de ruídos na comunicação, para assim evitá-los no dia a dia. Continue conosco.
Quais são os tipos de ruídos na comunicação?
Podemos dizer que existem 4 grandes tipos de ruídos na comunicação. Abaixo vamos exemplificar cada um deles para você.
1- Ruídos físicos
Os ruídos físicos tem a ver com o ambiente em que o interlocutor está inserido. Se você estiver conversando com alguém em um ambiente muito bagunçado e barulhento, é bem possível que ele não compreenda perfeitamente o que você tem a dizer. Veja alguns exemplos de ruídos do tipo físico:
- Sons de telefone;
- Buzinas de carro;
- Sons de obras;
- Ruídos de equipamentos como muitas impressoras e maquinários;
- Pessoas conversando no fundo;
- Música alta;
- Cachorro latindo alto;
- Entre outras possibilidades.
2- Ruídos fisiológicos
Por incrível que pareça, até mesmo os ruídos fisiológicos podem fazer com que uma pessoa compreenda uma mensagem de maneira errônea. E esse ruído tende a ser mais recorrente do que imaginamos. Veja alguns exemplos:
- Fome;
- Cansaço;
- Sono;
- Dores no corpo, barriga, estômago, cabeça, etc.;
- Efeitos de medicamentos que afetem o raciocínio;
- Doenças;
- Entre outros.
3- Ruído psicológico
O ruído psicológico também tem um poderoso efeito sobre o que ouvimos das outras pessoas. Quando estamos emocionalmente abalados, acabamos desviando a nossa atenção.
E esse abalo nem precisa ser muito intenso e “absurdo”, apenas uma leve preocupação sobre algo já é capaz de fazer com que não foquemos adequadamente. Veja alguns exemplos:
- Preocupações;
- Medo de se esquecer de algo importante;
- Euforia;
- Sentimentos defensivos de preconceito;
- Sarcasmo;
- Emoções de maneira geral, etc.
4- Ruído semântico
Por fim, um dos tipos de ruídos na comunicação, que pode ser recorrente e você nem perceber, é o ruído semântico. Esse ruído diz respeito a forma como a mensagem é passada para a outra pessoa. É como se você dissesse algo, mas para quem recebe a mensagem, aquele dizer tem outro significado.
Aqui, podemos exemplificar com:
- Regionalismos;
- Gírias;
- Abreviações;
- Entre outras formas de se comunicar que se alteram de pessoa para pessoa.
Por isso é tão importante ficar atento ao seu “público-alvo”. Apenas dessa maneira é que será possível alinhar o que está sendo dito.
Evitar os ruídos na comunicação aumenta a produtividade
Evitar esses tipos de ruídos na comunicação garante que você construa um ambiente mais produtivo. Isso vale tanto no trabalho, quanto nos estudos e até mesmo nos relacionamentos pessoais.
Sempre que precisar comunicar algo importante para alguém, esteja atento a esses ruídos. Procure manter uma postura mais adequada nesse sentido e ajude a outra pessoa a entender o que você quer dizer.
Lembre-se ainda que a clareza e a objetividade também são importantes. Assim, certamente você terá uma comunicação melhor. 🙂