PSC 2023: UFAM divulga gabaritos das provas da 1ª e 2ª etapas

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou os gabaritos das provas da 1ª e da 2ª etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar as respostas oficiais preliminares das questões objetivas através do site da UFAM. 

De acordo com o edital, caberá a interposição de recursos nos dois dias úteis seguintes à publicação do gabarito. Portanto, os candidatos têm até essa terça-feira, dia 1º de julho, para contestar as respostas oficiais preliminares e também o caderno de provas. 

Ainda conforme as orientações do edital, a interposição de recursos deverá ser feita de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Compec. Após a análise dos recursos, a UFAM divulgará o gabarito definitivo no dia 8 de agosto.

Resultados

 

Ainda de acordo com os editais, a divulgação do resultado das 1ª e 2ª, com o boletim de desempenho dos participantes, está prevista para o dia 11 de setembro de 2023. A partir dessa data, os candidatos poderão consultar suas notas no site da Compec. 

Não há oferta de vagas para essas etapas, pois no vestibular seriado somente da 3ª etapa do PSC os estudantes concorrem às vagas ofertadas pela UFAM. Portanto, a classificação final dos candidatos é feita a partir do somatório das notas obtidas nas três etapas.

O PSC é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFAM. Imagem: Divulgação/ UFAM
O PSC é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFAM. Imagem: Divulgação/ UFAM

Essa 1ª etapa do PSC é referente ao Projeto 2025, enquanto a 2ª etapa é referente ao Projeto 2024. Desse modo, os participantes da 1ª etapa do PSC poderão concorrer às vagas somente em 2025, após realizar a 3ª etapa, enquanto os participantes da 2ª fase poderão concorrer às vagas ofertadas em 2024.

PSC 2023: 1ª e 2ª etapas

A UFAM aplicou as provas das duas primeiras etapas do PSC 2023 no último domingo, dia 30 de julho. A aplicação aconteceu no período da manhã, das 08h15min à 12h15min (horário de Manaus).

Houve locais de aplicação das provas nas seguintes cidades do Estado de Manaus: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Novo Aripuanã, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Parintins.

As provas do PSC foram compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, de modo que os assuntos abordados na prova da 1ª etapa foram referentes aos conteúdos das disciplinas do 1º ano, enquanto a prova da 2ª etapa abarcou assuntos do 2º ano.
 

Conforme indicado previamente no edital, os candidatos responderam a uma Prova de Conhecimentos Gerais composta por 54 (cinquenta e quatro) questões objetivas de múltipla escolha. Desse modo, o exame contou com 10 questões de Língua Portuguesa; 6 de Literatura; 6 de História; 6 de Geografia; 6 de Biologia; 6 de Química; 6 de Física; e 8 de Matemática.

3ª etapa do PSC

A UFAM já realizou a aplicação das provas da 3ª etapa do PSC. Os candidatos responderam a uma prova composta por 54 questões objetivas e por uma proposta de redação em Língua Portuguesa no dia 30 de abril (domingo). A UFAM também já publicou o resultado, com a lista de aprovados para o preenchimento das vagas.

De acordo com o edital, a oferta total da UFAM para os participantes do PSC 3 foi de 2.352 (duas mil trezentas e cinquenta e duas) vagas para diversos cursos de graduação.

Para o campus da UFAM localizado em Manaus, a oferta foi de 1.869 oportunidades para 147 opções de curso ministrados no Campus de Manaus. Outras 483 vagas foram para 35 cursos de graduação ministrados nos campi da universidade localizados no interior (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins).

Houve reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, metade das vagas foram exclusivas para estudantes egressos de escolas da rede pública.

Acesse o site da UFAM para mais informações sobre o PSC.

Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.