Provão Paulista oferta cerca de 13 mil vagas em universidades estaduais de São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançou um novo programa de ingresso ao ensino superior: Provão Paulista. O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de São Paulo o acesso aos cursos do ensino superior. 

O lançamento do Provão Paulista aconteceu na última segunda-feira (10), autorizando a instituição da nova porta de entrada para as universidades públicas paulistas. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com a Seduc de São Paulo, a primeira edição já conta com a oferta de cerca de 13 mil vagas em diversos cursos de graduação com ingresso em 2024. Ofertam vagas no Provão Paulista as seguintes instituições de ensino superior paulistas:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
  • Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.

Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Lais Vita (Comunicação), os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges.

A cerimônia de lançamento do Provão Paulista aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Imagem: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo
A cerimônia de lançamento do Provão Paulista aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Imagem: Fernando Nascimento/ Governo de SP.

As autoridades assinaram o protocolo de intenções para instituir o Provão Paulista. Durante a cerimônia de lançamento, o governador do Estado se dirigiu aos estudantes presentes no Palácio dos Bandeirantes, ressaltando a importância de mais uma oportunidade de acesso ao ensino superior:

O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou.

Provão Paulista será um exame seriado

De acordo com a Seduc SP, além de proporcionar o acesso ao ensino superior, o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio. Nesse sentido, a iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar na rede estadual.

A Secretaria de Educação informou ainda que a aplicação das provas acontecerá de forma seriada, ao longo dos anos do ensino médio. 

Neste primeiro ano devem participar apenas estudantes do terceiro ano do ensino médio. Conforme o planejamento divulgado, a prova deve ser aplicada em novembro deste ano. No entanto, ainda não há datas definidas. 

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela Seduc SP na cerimônia de lançamento, as provas contarão com questões objetivas sobre os componentes curriculares do ensino médio e com uma redação em Língua Portuguesa. 

A ideia é que as provas sigam os formatos de vestibulares tradicionais, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, mas em data única. 

Neste ano, a Seduc SP vai considerar as notas apenas dos alunos do 3º ano. Em 2024, a classificação vai considerar as notas do 2º e do 3º ano, enquanto em 2025 já serão consideradas as notas das provas aplicadas ao longo das três séries do ensino médio. 

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, o Provão Paulista encabeça um processo de inclusão. Nesse sentido, ele afirma “Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às melhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão“. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.