Prouni: Entrega de documentos para bolsas remanescentes começa nesta segunda (10)

O processo para entrega de documentos para os selecionados para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começa nesta segunda-feira (10) e termina na quinta-feira (13).

Essa seleção se refere ao primeiro semestre de 2021 e pede que os futuros estudantes do ensino superior entregue à instituição de ensino requerida toda a documentação que comprove os dados declarados na inscrição.

A saber, algumas entidades de ensino têm permitido que os participantes entregue os documentos por meio da internet, para o endereço eletrônico informado por cada uma.

Entretanto, há aquelas que pedem que o candidato classificado vá até a unidade deixar os papeis pedidos. A sugestão é que você entre em contato com a faculdade para saber os protocolos.

Bolsas remanescentes com 100% ou 50% de gratuidade

Para quem não sabe, o Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%) para quem deseja estudar em uma faculdade particular do Brasil.

Entretanto, há requisitos para conquistar as bolsas. No caso da bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para quem requisita uma bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o participante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou então como bolsista integral na rede privada durante os três anos.

Importante ressaltar que os professores que são servidores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa do Prouni. Todavia, nesse caso, o requisito relativo à renda não é válido.

O que são essas vagas

Chama-se de bolsas remanescentes aquelas não preenchidas no processo seletivo regular, nem mesmo nas que constam na lista de espera do programa.

De modo geral, as vagas remanescentes surgem em decorrência de desistências de candidatos previamente selecionamos ou então quando não acontece a entrega de documentos faltantes a tempo.

Por enquanto, o Ministério da Educação (MEC) não divulgou o número total de vagas remanescentes oferecidas nesse processo seletivo. Para este semestre, a saber, mais de 162 mil bolsas foram ofertadas pelo Prouni, entre integrais e parciais.

O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. As notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema, em caráter informativo.

O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Acesse aqui o site do Prouni para requisitar uma das vagas remanescentes.

E então, vai aproveitar a oportunidade? Envie para quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – MEC divulga calendário de Sisu, Prouni e Fies do segundo semestre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.