Prouni 2024: Edital publicado HOJE (17); Descubra mais sobre a inscrição e a documentação necessária

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que as inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni 2024) serão abertas às 00h do dia 29 de janeiro, seguindo até 1º de fevereiro.

A divulgação do edital completo do Prouni 2024 está programada para esta quarta-feira 17 de janeiro, enquanto a consulta de bolsas estará disponível a partir de 19 de janeiro. O Ministério está considerando a possibilidade de redução da nota de corte para o programa.

Prouni e o Resultado do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) já está disponível na Página do Participante. O Prouni, iniciativa do Governo Federal desde 2004, oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas, direcionadas a indivíduos sem diploma de nível superior.

Conforme, estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram as provas do Enem nos últimos dois anos podem se inscrever, incluindo aqueles que estudaram em escola particular. Desde o segundo semestre de 2022, o programa passou a aceitar a participação desse grupo, além dos estudantes da rede pública. Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo.

O Prouni também aceita a participação de professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, sem requisitos de renda, concorrendo exclusivamente a bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia.

A média mínima exigida para aceitação no Prouni 2024 é de 450 pontos na prova e nota acima de zero na redação. O calendário do programa é o seguinte: publicação do edital em 17 de janeiro, abertura para consulta da oferta de bolsas em 19 de janeiro, início das inscrições em 29 de janeiro e encerramento em 1º de fevereiro.

Como se inscrever no Prouni?

Para se inscrever no Prouni 2024, os interessados devem acessar o site do programa através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, realizar o login/cadastro na conta acesso.gov.br com CPF e senha, preencher os dados, escolher duas opções de curso/instituição e modalidade de concorrência, acompanhando e ajustando a inscrição durante o período aberto.

Segundo, os documentos necessários para a inscrição incluem RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência atualizado, comprovante de renda de todos os membros familiares, certificado de declaração de conclusão do ensino médio e certidão de nascimento.

Confira o cronograma do Prouni para o primeiro semestre

– Inscrições:
– De 29 de janeiro a 1º de fevereiro

– Resultado da primeira chamada:
– 6 de fevereiro

– Resultado da segunda chamada:
– 27 de fevereiro

– Manifestação de interesse na lista de espera:
– 14 e 15 de março

– Resultado da lista de espera:
– 18 de março

Em suma, para participar do Prouni, os estudantes elegíveis devem realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Dessa forma ao acessar a página, o candidato deve efetuar o login usando CPF e senha do cadastro no portal gov.br. A inscrição, que é gratuita, ocorre exclusivamente pela internet.

Durante o processo de inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno, podendo alterar as escolhas enquanto o período de inscrição estiver aberto. Desse modo, ao final do prazo, a última opção escolhida será considerada válida.

Requisitos para participar do programa

Tanto quanto, os requisitos para participar do Prouni incluem ter prestado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, obtendo resultado igual ou superior a 450 pontos na média das cinco notas e não ter zerado na redação.

Portanto, o programa oferece bolsas integrais para candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Contudo bolsas parciais, correspondentes a 50% do valor da mensalidade, são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Além dos requisitos do Enem e critérios de renda, o candidato precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:

1. Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou privada, com ou sem bolsa;
2. Ser pessoa com deficiência;
3. Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo exclusivamente a bolsas nos cursos de licenciatura e pedagogia, sem requisitos de renda.

Em caso de notas idênticas na média aritmética do Enem, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

1. Maior nota na prova de redação
2. Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias
3. Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias
4. Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias
5. Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.