Pronampe: linhas de créditos podem ser acessadas no portal e-CAC - Notícias Concursos

Pronampe: linhas de créditos podem ser acessadas no portal e-CAC

As linhas de crédito do Pronampe já podem ser acessadas desde a última segunda-feira, de acordo com informações oficiais. Confira!

As linhas de crédito do Pronampe já podem ser acessadas desde a última  segunda-feira (25/7), de acordo com informações do Ministério da Economia.

Pronampe: linhas de créditos podem ser acessadas no portal e-CAC

Segundo recente divulgação oficial do Ministério da Economia, entrou em operação na segunda-feira (25/7) a concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empreendedores por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Crédito para investimento na empresa

O Ministério da Economia informa que serão R$ 50 bilhões para investimentos e capital de giro que poderão ser utilizados pelos empreendedores, tanto para a aquisição de máquinas e equipamentos e realização de reformas, quanto para despesas operacionais, como o pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel, ou a compra de matérias-primas e mercadorias.

A nova fase do Pronampe – com a inclusão dos MEI – beneficia empreendedores como artesãos, manicures, borracheiros, doceiras, padeiros e barbeiros que agora são assistidos pelo programa. De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil possui 13 milhões de MEIs e 5,5 milhões de micro e pequenas empresas, volume que corresponde a 98% das empresas existentes.

Processo via portal e-CAC

O primeiro passo para consultar as linhas de crédito do programa é  acessar o Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), opção “Autorizar Compartilhamento de Dados”, selecionar as instituições bancárias para as quais se deseja solicitar a proposta de financiamento e, depois, autorizá-las a consultar o faturamento do ano de 2021, após esses procedimentos, já é possível procurar o banco, informa o Ministério da Economia.

Portaria nº 6n06ty55 .320

A Portaria nº 6.320 estabelece condições para a contratação de operações de crédito no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe, instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maior de 2020 e altera a Portaria nº 8.025, de 5 de julho de 2020.

Conforme a Portaria nº 6.320, de 18 de julho de 2022, as instituições financeiras participantes poderão formalizar operações de crédito no âmbito do programa entre 25 de julho de 2022 e 31 de dezembro de 2024. Consulte a publicação oficial no Diário Oficial da União.

O Ministério da Economia informa que o prazo máximo de pagamento das operações contratadas via Pronampe é de 48 meses para um financiamento de até 30% do faturamento, declarado pela empresa no ano de 2021, limitado até R$ 150 mil, com carência de até 11 meses. 

Juros e FGO

Os juros são de 6% aa + Selic, explica a divulgação oficial. As instituições financeiras participantes poderão requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), regido pela Lei nº 12.087/2009 e administrado pelo Banco do Brasil, informa o Ministério da Economia através de recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?