Projeto Escolas +Verdes pretende levar sustentabilidade para salas de aula

O Projeto Escolas +Verdes, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo levar sustentabilidade para as salas de aula. De acordo com a pasta, o investimento inicial para o desenvolvimento dos projetos é de R$ 300 milhões.

De acordo com André França, secretário de Qualidade Ambiental do MMA, as ações a serem implementadas nas escolas através do Escolas +Verdes incluem separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reúso e eficiência no uso da água, eficiência energética e energias renováveis.

O representante afirmou ainda que as ações vão envolver a cooperação de todos os membros das escolas. Nesse sentido, ele explica:

“Diretores, professores, alunos estão diretamente envolvidos nessas ações, que visam justamente despertar o interesse para a agenda ambiental, com ações concretas, ações práticas que as crianças e jovens poderão levar pras suas residências e gerar mais sustentabilidade”.

Segundo o primeiro edital, a iniciativa contará com duas etapas. O edital indica ainda que o programa vai selecionar 200 escolas da rede pública para participar da inciativa nesta primeira edição.

O projeto contará com a instalação de biodigestores que irão possibilitar que cascas, sementes, bagaço de frutas e restos de legumes gerem combustível para uso do preparo da merenda escolar. Segundo França esse projeto ensinará “sobre o combate ao desperdício” já que haverá o aproveitamento desse material, gerando biofertilizante.

“Nada é desperdiçado. A grande mensagem é: não existe lixo, existe matéria prima fora do lugar. Se ela for bem aproveitada, pode gerar valor, riqueza, renda. Isso tudo com sustentabilidade”, explica o secretário de Qualidade Ambiental do MMA.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil recebe inscrições até 9 de outubro; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.