Indicadores de liquidez: LC, LS e endividamento

Os indicadores de liquidez trazem informações importantes sobre o seu negócio. Confira quais são e como aplicá-los na sua empresa!

 Indicadores de liquidez

Os indicadores de liquidez trazem informações importantes sobre o seu negócio. Confira quais são e como aplicá-los na sua empresa. Sendo assim, os indicadores de liquidez mensuram a capacidade da empresa em arcar com suas obrigações, bem como, medir o nível de endividamento. Ou seja, medem as condições disponíveis para a quitação das obrigações no curto prazo, são divididos em três tipos:

  • Índice de liquidez corrente;
  • Índice de liquidez seca e
  • Índice de liquidez imediata.

 Liquidez corrente

O índice de liquidez corrente (LC) é calculado da seguinte maneira:

LC = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Na contabilidade todos os bens e direitos que podem ser convertidos em caixa no curto prazo (ano corrente) compõem o Ativo Circulante. No Passivo Circulante encontram-se todas as obrigações da empresa que devem ser liquidadas no mesmo período.

Esse índice pode ser afetado por várias decisões que ocorram na administração, por exemplo, se a empresa adquire um empréstimo de longo prazo (ano seguinte) haveria um aumento imediato no caixa da empresa, porém também haveria um aumento no índice de endividamento.

Outro ponto é o estoque, apesar de ser um ativo circulante, o estoque não está no topo da lista de ativos líquidos, ou seja, pode demorar para que os valores em estoque virem efetivamente dinheiro em caixa.

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca (LS) indica a capacidade da empresa em cobrir suas obrigações no curto prazo apenas com as disponibilidades, ou seja, os valores que compõem o ativo circulante após a subtração dos valores alocados no estoque. Através da aplicação da seguinte fórmula:

LS = (Ativo Circulante – Estoques) /  Passivo Circulante

Liquidez imediata

O Índice de liquidez imediata (LI) pode ser conseguido através da seguinte divisão:

LI = Disponibilidades / Passivo Circulante

Esse índice evidencia uma parcela das obrigações no curto prazo que poderiam ser quitadas com os valores que estão disponíveis no caixa.

Endividamento total

O índice de endividamento total (ET), consiste em mensurar o percentual de obrigações da empresa formado por empréstimos e financiamentos. Considerando todas as obrigações da empresa, mesmo aquelas que não geram juros, como, fornecedores e recolhimento de tributos. O resultado pode ser obtido através da seguinte fórmula:

ET =  (Passivo Circulante + Passivo não Circulante) / Ativo Total x 100

Endividamento oneroso

A fim de considerar apenas obrigações que geram pagamento de juros, é aplicado o índice de endividamento oneroso (EO). Consiste em:

EO = Passivo não Circulante / (Passivo não Circulante + patrimônio líquido) x 100

Representa a proporção do endividamento oneroso, ou seja, que gera pagamento de juros, em relação ao capital investido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.