Programa de busca ativa reinseriu 26% dos alunos que abandonaram a escola em Rondônia

Um dos efeitos mais sensíveis da pandemia sobre a área da Educação foi o aumento da evasão escolar em todo o país. Em Rondônia, mais de 6 mil alunos abandonaram as escolas no período de suspensão das aulas presenciais devido à Covid-19. No entanto, o programa de busca ativa já reinseriu 26% desses alunos no ambiente escolar.

O programa Busca Ativa Escolar atua com uma estratégia de reinserção elaborada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A estratégia de busca e reinserção dos alunos que abandonaram a escola no período da pandemia está implementada em todo o país.

O programa Busca Ativa Escolar oferece uma plataforma com dados de órgãos oficiais ligados à educação, como a evasão escolar. As informações estão divididas por região, estado e cidade. Desse modo, os municípios podem criar estratégias para reinserir os alunos a partir destes dados. 

De acordo com os números da plataforma, 6.388 alunos das redes públicas de Rondônia abandonaram a escola. Dos 52 municípios do estado, 49 estão ativos no programa e 3 passam por processo de reconfiguração. Assim, desde o seu início, em 2020, o estado já conseguiu reinserir 1.702 estudantes. Esses alunos realizaram as matriculas novamente. 

Os dados de 2020 sobre a evasão escolar no Brasil apontam que, entre os estados da região Norte, Rondônia é o segundo estado com maior número de evasão. O estado com maior número de evasão foi o Pará, com 19.271 casos, enquanto o terceiro foi o Tocantins, que registrou 5.095 abandonos. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.