Processo Seletivo PREVFOGO IBAMA 2016

Saiu edital. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), localizado em Brasília, Distrito Federal, publicou nada menos que dois editais de processo seletivo (Processo Seletivo PREVFOGO IBAMA 2016)  para preencher 41 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior.

O que é PREVFOGO?

As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o país entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade.

Este problema foi identificado na década de 80, quando as mídias nacionais e internacionais tornaram públicos os dados alarmantes de focos de calor observados pelo Inpe. O fato evidenciou a ausência de estrutura governamental organizada para implementar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e exigiu do Governo uma resposta a este problema.

Considerando a importância da temática, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo foi criado em 1989 e tem atuado na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional.

Cargos e Vagas Processo Seletivo PREVFOGO IBAMA 2016

Um dos editais publicados conta com 38 vagas, sendo 30 vagas para Brigadista de Combate a Incêndios Florestais, 6 para Chefe de Esquadrão e 2 para Chefe de Brigada.

Já o segundo edital conta com 3 vagas para função de Gerente de Fogo.

Os salários oferecidos oscilam entre R$ 1.320,00 e R$ 3.520,00. Além disso, os aprovados terão direito a auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte (quando couber) e seguro acidente. A jornada será de 40 horas semanais.

VEJA TAMBÉM:

Avaliação

Os inscritos no processo seletivo serão avaliados por teste de aptidão física, de habilidade no uso de ferramentas agrícolas e específicos, mais análise curricular, reciclagem de brigada e entrevista. Os testes de aptidão física e habilidade no uso de ferramentas agrícolas serão realizados em Brasília, nos dias 10 e 11 de maio, a partir das 8:30 horas, no endereço SCEN – Trecho 2, edifício Sede do IBAMA – Prevfogo.

De acordo com o edital publicado, o candidato aprovado será contratado baseado na Lei nº 8.745/1993 e alterações, para exercer atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como manejo integrado do fogo, por um período de até seis meses, sem prorrogação.

Inscrição Processo Seletivo PREVFOGO IBAMA 2016

As inscrições serão realizadas entre os dias 03 e 06 de maio de 2016 no SCEN – Trecho 2, edifício Sede do IBAMA – Prevfogo, em Brasília-DF no horário de 08:30 as 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas. As inscrições são gratuitas.

Comentários estão fechados.