Processo Seletivo 2024: IFMA encerra prazo para pedidos de isenção

Estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas nesta seleção

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) encerra amanhã, dia 28 de agosto, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referentes ao Processo Seletivo 2024.

De acordo com o edital, os estudantes de baixa renda interessados no benefício poderão enviar os pedidos até as 23h59 desta segunda-feira (horário de Brasília). Veja a seguir quem tem direito ao benefício e como solicitá-lo!

Como solicitar a isenção?

Podem solicitar a gratuidade na inscrição os candidatos que, devido a restrições financeiras, não podem pagar a taxa e estão registrados em programas sociais federais.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição estão sendo recebidos pelo IFMA exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados devem acessar o site da FUNETEC e realizar o preenchimento do requerimento de isenção.

Além de preencher as informações solicitadas, será necessário apresentar os documentos indicados no edital para a comprovação dos critérios. Desse modo, no momento da inscrição, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) do candidato, atribuído pelo Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Resultado da isenção

De acordo com o cronograma, o IFMA publicará o resultado preliminar da isenção em 31 de agosto. Interessados poderão interpor recursos contra pedidos indeferidos entre o dia 1º e o dia 4 de setembro. A divulgação do resultado final da isenção está marcada para o dia 11 seguinte.

O candidato que tiver sua isenção confirmada está inscrito no Processo Seletivo e
não precisa efetuar nova inscrição. Já aqueles cujos pedidos foram negados deverão realizar novas inscrições.

IFMA divulga a oferta de 5 mil vagas para Processo Seletivo 2024
O Processo Seletivo 2024 visa o preenchimento de mais de 5 mil vagas em cursos técnicos. Imagem: Divulgação

Processo Seletivo IFMA 2024

Conforme divulgado pelo IFMA, ao todo, estão sendo ofertadas 5.610 vagas para ingresso em cursos técnicos de diversas áreas. As oportunidades estão distribuídas entre os 29 campi do IFMA e visam o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024.

De acordo com o cronograma, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024 será do dia 1º de setembro às 23h59 do dia 9 de outubro de 2023. Os estudantes deverão se inscrever on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível nos sites Estude no IFMA e FUNETEC.

No momento do cadastro, os estudantes deverão informar uma opção de curso técnico e o campus para o qual deseja se inscrever. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 30,00 (trinta reais).

Provas

O IFMA aplicará as provas do Processo Seletivo 2024 no dia 19 de novembro de 2023. De acordo com o edital, a avaliação contará com 30 questões objetivas de múltipla escolha, sendo metade sobre assuntos de Língua Portuguesa e metade de Matemática.

A aplicação das provas terá início às 13h30 e duração de três horas. A divulgação dos locais de prova está prevista para o dia 6 de novembro. Conforme as orientações do IFMA, os candidatos deverão chegar aos locais de prova até às 13h, munidos de documento oficial de identificação com foto.

As provas serão aplicadas nas cidades de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Resultado

De acordo com o cronograma, o IFMA publicará o resultado final  do Processo Seletivo 2024 no dia 22 de dezembro. O período de matrícula para os convocados em 1ª chamada será entre os dias 2 e 12 de janeiro de 2024.

Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.

Leia também UFSC, IFSC e IFC anunciam oferta de mais de 6.700 vagas por meio do Vestibular Unificado 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.